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Cromatografia é um método físico-químico de separação de sólidos dissolvidos em uma solução por meio da migração diferencial de seus componentes em duas fases imiscíveis (fase móvel e fase estacionária).
A fase estacionária é a parte onde o componente é arrastado e se fixa. No caso deste experimento será o papel conseguido a partir do coador de café.
A fase móvel é um líquido ou gás que arrasta os componentes da mistura pela fase estacionária. No experimento em questão será a água e, posteriormente, o álcool.
Esta técnica é utilizada para determinar o número de componentes de uma mistura, bem como identificar quais são estas substâncias.
O primeiro tipo de cromatografia utilizado foi em papel. Este é o tipo que será apresentado neste trabalho.
Objetivo:
Ver na prática como ocorre a separação dos componentes de uma mistura por meio da técnica de cromatografia em papel.
Materiais e Reagentes:
- Coador de café;
- Um lápis, caneta ou pregador;
- Canetinhas coloridas hidrográficas (preferencialmente nas cores marrom, azul, preta, verde, amarela e vinho);
- Clipes ou fita adesiva;
- Água;
- Álcool;
- Copo ou béquer.
Procedimento Experimental:
- Recorte o coador de papel em tiras de cerca de 4,0 cm de largura e 13 cm de comprimento;
- Coloque pingos da tinta de cada caneta na parte inferior da tira de papel. Tome o cuidado para não colocar muito na extremidade, deixe cerca de 2,0 cm de base. A distância entre os pontos também não deve ser muito pequena; deve ser cerca de 1,0 cm. Experimente colocar todas as cores ou pode colocar uma a uma. Uma sugestão boa é colocar em uma mesma tira as cores azul, amarelo e verde.
- Prenda esta tira na vertical em um lápis, caneta ou pregador que ficará sobre o copo na horizontal. Você pode prender com o clipe ou com a fita adesiva.
- Coloque água no copo ou béquer. Atenção: Não encha o copo, coloque apenas uma quantidade suficiente para molhar a ponta da tira de papel sem alcançar a tinta (aproximadamente 1,5 cm).
- Coloque a tira no copo conforme a ilustração acima.
- Observe o que ocorre com o tempo.
- Quando o líquido subir por todo o papel, retire-o e deixe-o secar.
- Anote os fatos observados.
- Repita o processo, colocando álcool ao invés de água.
Resultados e Discussão:
O professor pode explanar com os alunos as seguintes questões:
- O que ocorreu com as tintas das canetas com o tempo?
- Quais tinham mais de um componente e quais possuíam apenas um?
- Quais foram as cores observadas na separação de cada tinta?
- Por que cada componente das tintas percorre uma distância diferente?
- Quais tintas tinham os mesmos componentes?
- Qual a diferença observada ao se colocar álcool ao invés de água? Por que houve esta diferença?
Conclusão:
Esta é uma técnica barata, rápida e interessante para se fazer na sala de aula com os alunos. Desse modo, eles poderão interagir e raciocinar sobre como o método da Cromatografia pode ser usado para separar e identificar substâncias químicas, mesmo em misturas complexas contendo centenas de compostos.
Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola