PUBLICIDADE
Quando o professor estiver trabalhando o conteúdo acerca dos oceanos e mares, após a conclusão do conteúdo é importante destacar a relevância que os mesmos possuem para a humanidade. É interessante a aplicação de uma atividade complementar que aguce a curiosidade dos alunos. Uma sugestão é o desenvolvimento de uma atividade prática, com a finalidade de promover um melhor aprendizado.
A atividade proposta está voltada principalmente para o estudo da salinidade dos oceanos e mares, dessa forma, nada melhor que trabalhar algo que faz parte do cotidiano dos alunos: como é extraído o sal?
A partir dessa pergunta pode-se elaborar uma experiência, a qual cabe a participação de todos os alunos. Antes de iniciar a pesquisa é indispensável que o professor explique que o sal é obtido por meio da evaporação. Para a execução do experimento, é necessário:
• 1 litro de água.
• 30 gramas de sal.
• Uma vasilha rasa.
Procedimentos: coloque a água na vasilha, acrescente o sal e mexa bem, logo após, exponha o utensílio ao sol, pois a luz solar e o vento favorecerão o processo de evaporação. Através desse processo, o sal permanece no fundo do recipiente e a água se evapora.
Por meio desse experimento o aluno tem acesso a uma atividade econômica que é desenvolvida pelo homem, usufruindo dos recursos oriundos dos oceanos e mares. Após o término, é bom ressaltar a utilização do sal pela humanidade, tendo em vista que esse recurso natural tem uso difundido na alimentação humana e animal. Além de ser agregado na produção de cloro, soda cáustica, ácido clorídrico, vidro, alumínio, plástico, têxteis, borracha, celulose, dentre outros.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola