Whatsapp

Experimento sobre pressão atmosférica

Estratégias de ensino-aprendizagem

A pressão atmosférica é a pressão que o ar exerce sobre os objetos na superfície da Terra.
PUBLICIDADE

Sabemos que é de suma importância a utilização, nas aulas de Física, de experimentos que tenham por finalidade auxiliar os alunos no entendimento de determinado assunto. Sendo assim, em suas aulas o professor tem a possibilidade de elaborar algumas experiências simples que podem auxiliá-lo na explicação do conteúdo e despertar o interesse por parte dos alunos pelo assunto estudado.

É interessante que tais atividades sejam realizadas com materiais encontrados no dia a dia, a fim de que todos os alunos possam participar da atividade. Caso seja um experimento simples, o professor pode propor uma atividade individual; se, porventura, for um experimento mais complexo, pode ser proposta a atividade em grupo.

Nos estudos relacionados à hidrostática algumas experiências simples e de baixo custo podem demostrar alguns dos seus princípios. Sendo assim, consideramos que essa atividade proposta tem por finalidade auxiliar professor e aluno na demonstração de como a pressão atmosférica, atuando sobre um copo com água, impede que ele se esvazie mesmo sendo virado para baixo.

Para a realização dessa atividade serão necessários copos com água e pedaços quadrados de cartolina. Tais quadrados podem ser poucos centímetros maiores que o diâmetro (boca) do copo.

Para fazer o experimento é necessário que se encha bem o copo com água, se possível deixando-o até a borda com água. Depois, coloca-se sobre ele o pedaço quadrado de cartolina, tomando cuidado para que nenhuma bolha de ar se estabeleça dentro do copo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segurando com firmeza o pedaço de cartolina contra a boca do copo, será necessário virá-lo de cabeça para baixo com bastante cuidado. Depois, retira-se a mão de debaixo da cartolina. Após todo esse processo, o cartão permanecerá vedando a boca do copo, mesmo depois de solto.

Copo com a cartolina virado para cima e virado para baixo

Explicação

Professor, antes de dar a resposta de por que o cartão permanece no copo fazendo com que a água não saia, peça para que os alunos respondam o que está acontecendo. Pergunte sobre como e onde a pressão atua no experimento. Posteriormente, explique para toda a sala o fenômeno que está por trás do experimento.

Explique que a pressão atmosférica, que está agindo de fora para dentro do copo, é maior que a pressão da água, que age de dentro para fora do copo, e que isso impede a cartolina de cair. A pressão atmosférica é capaz de equilibrar uma coluna de água de até 10 metros de altura.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Artigos Relacionados
Veja aqui uma atividade experimental que consiste em quebrar uma regra e através da qual é possível verificar o valor da pressão atmosférica a que estamos sujeitos.
Testando o Princípio de Arquimedes em sala de aula usando experimento de baixo custo.
Aulas Práticas: uma forma envolvente de ensinar.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola