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Experimento sobre pressão atmosférica

Estratégias de ensino-aprendizagem

A pressão atmosférica é a pressão que o ar exerce sobre os objetos na superfície da Terra.
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Sabemos que é de suma importância a utilização, nas aulas de Física, de experimentos que tenham por finalidade auxiliar os alunos no entendimento de determinado assunto. Sendo assim, em suas aulas o professor tem a possibilidade de elaborar algumas experiências simples que podem auxiliá-lo na explicação do conteúdo e despertar o interesse por parte dos alunos pelo assunto estudado.

É interessante que tais atividades sejam realizadas com materiais encontrados no dia a dia, a fim de que todos os alunos possam participar da atividade. Caso seja um experimento simples, o professor pode propor uma atividade individual; se, porventura, for um experimento mais complexo, pode ser proposta a atividade em grupo.

Nos estudos relacionados à hidrostática algumas experiências simples e de baixo custo podem demostrar alguns dos seus princípios. Sendo assim, consideramos que essa atividade proposta tem por finalidade auxiliar professor e aluno na demonstração de como a pressão atmosférica, atuando sobre um copo com água, impede que ele se esvazie mesmo sendo virado para baixo.

Para a realização dessa atividade serão necessários copos com água e pedaços quadrados de cartolina. Tais quadrados podem ser poucos centímetros maiores que o diâmetro (boca) do copo.

Para fazer o experimento é necessário que se encha bem o copo com água, se possível deixando-o até a borda com água. Depois, coloca-se sobre ele o pedaço quadrado de cartolina, tomando cuidado para que nenhuma bolha de ar se estabeleça dentro do copo.

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Segurando com firmeza o pedaço de cartolina contra a boca do copo, será necessário virá-lo de cabeça para baixo com bastante cuidado. Depois, retira-se a mão de debaixo da cartolina. Após todo esse processo, o cartão permanecerá vedando a boca do copo, mesmo depois de solto.

Copo com a cartolina virado para cima e virado para baixo

Explicação

Professor, antes de dar a resposta de por que o cartão permanece no copo fazendo com que a água não saia, peça para que os alunos respondam o que está acontecendo. Pergunte sobre como e onde a pressão atua no experimento. Posteriormente, explique para toda a sala o fenômeno que está por trás do experimento.

Explique que a pressão atmosférica, que está agindo de fora para dentro do copo, é maior que a pressão da água, que age de dentro para fora do copo, e que isso impede a cartolina de cair. A pressão atmosférica é capaz de equilibrar uma coluna de água de até 10 metros de altura.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

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