Whatsapp

Experimentos Como Técnicas de Ensino

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Um dos grandes problemas encontrados no ensino de ciências no ensino fundamental e médio é a dificuldade de relacionar os conteúdos programáticos com a realidade do cotidiano do educando.

Em física, a matematização dos problemas leva alunos a terem cada vez menos interesse pela disciplina, o que gera um alto índice de reprovações e faz do professor de física o grande vilão da escola.

Uma saída para o problema é a utilização de experimentos com materiais de baixo custo e recicláveis, como forma de estimular e ajudar na compreensão de fenômenos físicos.
Ao utilizar-se de experimentos com esse tipo de material, conseguimos um fator de fundamental importância no processo ensino e aprendizagem: a participação do aluno.

O papel do professor nesse processo é o de facilitar o contato do aluno com a ciência, onde esse irá descobrir a relação dessa com o seu dia a dia.
Esse papel permite aos alunos desenvolver novas habilidades e a capacidade de buscar soluções alternativas e mais baratas, que é a base de grande parte das pesquisas e desenvolvimentos realizados nos laboratórios tecnológicos.
Desse modo, a escola dá uma oportunidade única aos seus alunos de vivenciar concretamente o conhecimento “construído” por eles próprios e de internalizar o significado dos conceitos científicos aplicados a contextos bem definidos.
Tudo isso em um ambiente favorável ao desenvolvimento social, científico, tecnológico e pessoal dos alunos.

A grade dificuldade encontrada por vários professores, principalmente da rede pública de ensino, é a disponibilidade de tempo para pesquisar sobre as formas de aplicar seus conhecimentos em aulas práticas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Kleber Cavalcante
Graduado em Física
Equipe Brasil Escola

Física - Estratégias de Ensino - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja aqui como podemos construir um forno solar caseiro de baixo custo para ser usado como material didático nas aulas de Física.
Veja aqui uma atividade experimental de baixo custo que pode auxiliar o professor na demonstração de alguns princípios da hidrostática.
Veja aqui uma atividade experimental de baixo custo que permite medir a trajetória de projéteis e o alcance do jato de água lançado por uma mangueira de jardim.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola