Topo
pesquisar

Extintor de incêndio como tema escolar

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Crianças devem aprender sobre o uso de extintores?

Existem determinados assuntos que não podem deixar de fazer parte do conteúdo escolar, Extintor de incêndio é um deles. É de extrema importância que crianças comecem a ser esclarecidas sobre este equipamento desde as primeiras séries do Ensino fundamental. Por quê?

A partir de determinada idade já é possível operar o equipamento em casos de emergência. Imagine o seguinte: uma criança em apuros em meio a um incêndio, mas felizmente ela sabe manusear o extintor e escapa com vida. Esta é uma situação que pode ser real, introduza o conceito em sala de aula destacando a classificação dos Extintores de incêndio:

Um extintor de incêndio é um cilindro de metal que contém confinado em seu interior um agente (água, pó químico ou dióxido de carbono) capaz de extinguir o fogo.

Para tornar a aula dinâmica, produza cartazes com o tipo de incêndio e peça às crianças para relacionarem o tipo ideal de extintor para cada caso.

Tipos de extintores para cada material:

1. Extintor H2O (água na forma líquida): ideal para apagar incêndios com madeira, papel, tecido, etc.

2. Extintor de Dióxido de carbono (CO2): elimina chamas provenientes de líquidos e gases inflamáveis (gasolina, GLP - gás de cozinha).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3. Extintor Pó químico (bicarbonato de sódio): próprio para incêndios causados por equipamentos elétricos energizados (motores, geradores, cabos, etc.).

Modo correto de usar o extintor:

Ensinar esta tarefa se torna mais importante do que saber sobre a classificação. Exponha este procedimento aos alunos em forma de lembrete a ser anexado no caderno.

1. Retire o pino de segurança do extintor e pressione a alavanca de operação da parte superior do cilindro;

2. Direcione a mangueira em direção ao fogo.

Com estes passos já será possível a criança se proteger de eventuais incêndios.

Após introduzir o conteúdo realize um passeio demonstrativo com a turma, procure pelo extintor disponível na escola (aliás, de presença obrigatória). Ensine-os a ler as instruções presentes no equipamento e peça para colocarem em prática o que aprenderam: qual o tipo de incêndio pode ser eliminado pelo extintor em questão?

Tarefa de casa: induza as crianças a pesquisarem em suas casas (condomínios, prédios) se existem extintores disponíveis e alerte sobre a presença obrigatória deste salva-vidas em carros, ônibus, etc.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola  

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Este extintor caseiro é mais indicado para incêndios de classe A
Estratégias de ensino-aprendizagem Extintor de Incêndio Caseiro
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola