Topo
pesquisar

Fabricação de perfume em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

A fabricação de perfume pode ser feita em sala de aula usando somente álcool, essência, base para perfume veículo e, se desejar, um pouquinho de corante.
É bem fácil fazer um perfume caseiro
É bem fácil fazer um perfume caseiro
PUBLICIDADE

Os perfumes são compostos basicamente de: mistura de fragrâncias (óleos essenciais que formam os odores básicos do perfume, lembrando que nenhum perfume é composto somente de um único aroma), solventes (geralmente o etanol, que, por sua vez, contém certa quantidade de água) e fixadores. Para aumentar a solubilidade da essência no solvente, podem ser usados outros álcoois, como o proprilenoglicol.

As essências podem ser naturais ou artificiais. As naturais são extraídas de vegetais, como flores, folhas, caules e raízes, ou de animais, como o veado-almiscareiro (Moschus morschiferus) e o civete (Viverra civetta). Mas além de precisar de uma quantidade enorme de vegetais para se obter pequenos mililitros de essências, vários animais já foram quase extintos. Assim, a maioria das fragrâncias usadas nos perfumes atuais é sintetizada em laboratório.

Essas essências são misturas complexas de vários compostos orgânicos, como cetonas cíclicas, fenois e alcadienos. Para ver a estrutura de alguns desses compostos, acesse os textos abaixo:

* Óleos essenciais;

* O curioso mundo dos perfumes.

Assim, o professor pode realizar a fabricação de perfumes caseiros no laboratório de química da escola com os alunos como uma atividade experimental que pode auxiliar no estudo da estrutura desses compostos e dos álcoois, visto que também são usados no processo de produção dos perfumes.

Essa atividade prática também permite mostrar a contextualização da Química e o seu papel no desenvolvimento tecnológico da sociedade, tendo em vista que essa é uma ciência muito usada na produção de diversos produtos, como na indústria de cosméticos. Hoje em dia a indústria do perfume movimenta bilhões de dólares e emprega milhares de pessoas ao redor do mundo.

Veja então uma receita simples, fácil e barata para se preparar um perfume caseiro:

Materiais e Reagentes:

* 76 mL de álcool de cereais;

* 10 mL de essência para perfume da sua escolha;

* 2 mL de fixador de perfume;

* 2 mL de propilenoglicol;

* 10 mL de água destilada;

* No lugar do propilenoglicol e da água, podem ser usados 50 mL de Base para Perfume Veículo;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

* Béquer ou qualquer recipiente para misturar os componentes;

* Vidro âmbar (vidro escuro);

* Proveta;

* Bastão de vidro para misturar;

* Frasco para guardar o perfume;

* Funil;

* Corante de água alimentício de sua preferência;

* Etiqueta.

Procedimento Experimental:

Coloque todos os ingredientes no béquer. Com o auxílio da proveta, coloque exatamente os volumes mencionados, pois é de extrema importância seguir as proporções volumétricas. Vá misturando cada ingrediente, mexendo bem com o bastão de vidro.

O uso do corante é opcional, mas, se for usado, coloque apenas algumas gotas. Não coloque muito porque poderá manchar a roupa de quem utilizar o perfume.

Depois coloque a mistura no vidro âmbar com o auxílio do funil, não enchendo totalmente o frasco, pois o oxigênio será necessário para o processo a seguir. Agora se inicia a parte mais importante do processo, que é a maceração, que serve para deixar o perfume mais nobre, diminuindo o cheiro do álcool e aumentando o cheiro da fragrância.

Deixe as primeiras 24 horas em um local escuro e em repouso. No dia seguinte, agite e abra para sair o oxigênio, que irá auxiliar na evaporação do cheiro do álcool de cereais. Então, feche bem rápido e leve para a geladeira por mais 24 horas. Esse processo é intercalado durante 10 dias.

Após esse tempo, coloque, com a ajuda do funil, o perfume dentro do frasco desejado, feche bem e coloque o rótulo. Para quem desejar e tiver acesso, pode ser usada uma máquina de reclave que irá lacrar o frasco como ocorre no caso de perfumes profissionais.

E está pronto o seu perfume!


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Sabonete artesanal e sachê perfumado
Estratégias de ensino-aprendizagem Fazendo Sachês Perfumados
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola