Este conteúdo é ideal para a aplicação do conceito de Bases, que é toda substância que, em solução aquosa, libera o ânion OH-. Através de uma receita de sabão é possível incorporar a aula e permitir uma melhor visualização das reações químicas envolvidas no processo de produção do sabão.
As cinzas que se obtêm da madeira contém substâncias alcalinas que são solúveis em água, e é justamente essa matéria-prima que fazia parte da composição dos primeiros sabões. Os primeiros registros de um material semelhante ao sabão datam do ano de 2800 a.C. e surgiram na antiga região da Babilônia, eram produzidos com gordura animal e cinza de madeira.
Veja a seguir uma receita tradicional de sabão de cinza:
Ingredientes:
• 2,5 Kg de cinza;
• 5 Kg de sebo;
• 5 L de água;
• 0,5 Kg de soda cáustica.
Modo de preparo:
1. Derreta o sebo em fogo brando até obter uma massa uniforme;
2. Misture a cinza com a água e leve para fervura durante quatro horas;
3. Desligue o fogo, deixe a cinza decantar e use somente a água do sistema;
4. Acrescente esta água ao sebo e misture bem;
5. Junte lentamente a soda e mexa até dissolver;
6. Distribua o produto final em fôrmas;
Conclusão: O produto final é o sabão de cinza que é considerado ecológico por não afetar o ambiente. Este sabão é bastante antigo, mas ainda é produzido atualmente, de uma maneira artesanal é claro, mas em diversas regiões do Brasil. É importante destacar que o sabão de cinza contém menos soda cáustica, esta foi substituída pela cinza.
Dica de lavagem: A cinza possui uma importante propriedade que é a de branquear, purificar. Sendo assim, se quiser clarear tecidos rústicos é só colocá-los ensaboados de molho e com uma trouxinha de cinza, no dia seguinte é só enxaguar.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)