O sabonete surgiu por volta do ano de 1878, nos Estados Unidos, através dos inventores Harley Procter e James Gamble. A descoberta revolucionou porque até então só existia o sabão, que possuía um cheiro não muito agradável. O novo sabão era branco, cremoso e perfumado. Isso porque para fazer sabonete utiliza-se ingredientes com maior teor de pureza, adiciona-se essências, branqueadores e corantes.
Esse conteúdo pode ser aplicado no conceito de Bases, que é toda substância que, em solução aquosa, libera o ânion OH-. Através desta receita é possível incorporar a aula e permitir uma melhor visualização das reações químicas envolvidas no processo de produção do sabonete a frio. Transfira algumas das tarefas aos alunos para que se sintam mais envolvidos pelo processo, a receita proposta é segura, já que é a frio.
Ingredientes:
½ kg de gordura sem sal;
50 gramas de soda cáustica;
1 copo de água;
1 colher de anilina;
gotas de perfume.
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes em vasilha de esmalte ou louça e mexa com uma colher de pau. Despeje o preparado em caixinhas forradas com um pano úmido. Deixe secar um pouco e corte-os no formato desejado.
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola