Whatsapp

Fenômenos físicos e químicos

Estratégias de ensino-aprendizagem

Cozinhar feijão: processo químico ou físico?
Cozinhar feijão: processo químico ou físico?
PUBLICIDADE

Fenômeno é toda e qualquer transformação que ocorre com a matéria, pode ser classificado em físico ou químico.
Fenômeno químico é todo aquele que ocorre com a formação de novas substâncias. Um fenômeno químico, como a combustão, transforma uma substância em outra, com diferentes propriedades químicas. Exemplo: após a combustão de um fósforo, a composição da cinza e da fumaça é totalmente diferente do palito inicialmente presente. O fenômeno químico altera a natureza da matéria.

Fenômenos físicos causam transformações da matéria sem ocorrer alteração de sua composição química. É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias.

Exemplo: mudanças de estado físico da matéria. A água pode se encontrar no estado sólido, líquido ou gasoso, mas sua molécula H2O continua a mesma, ou seja, o fenômeno físico altera apenas a forma da matéria.

Para uma melhor demonstração sugerimos uma aula experimental:

Material

1. Ferro com e sem ferrugem;
2. Feijão cru e cozido;
3. Leite e queijo;
4. Água e gelo.

Procedimento

Mostre os pares dos materiais relacionados acima e promova um debate sobre o tipo de fenômeno que deu origem à mudança na matéria. Após os alunos chegarem às respostas, apresente os resultados:

1. O aparecimento da ferrugem no ferro é um fenômeno químico.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



            
                Objeto enferrujado
 

A oxidação é produto de uma reação química entre o ferro e o oxigênio presente no ar.

2. Já o processo de preparo do feijão é físico, uma vez que o feijão continua a ser feijão após cozido.

3. E o queijo? É produto de uma reação química do leite conhecida como coagulação (coalhada), portanto, se classifica como fenômeno químico.

O leite se transforma em um derivado pela ação de bactérias.

4. As mudanças de estado físico sofridas pela água são propriedades físicas da matéria (ponto de fusão e ebulição). A fusão do gelo é uma prova deste fenômeno físico.

Por Líria Alves
Graduada em Química

Veja mais!

Mármore: reação química na natureza   

Artigos Relacionados
Confira nossa sugestão de aula prática para explorar a Propriedade e a Cinética Química por intermédio da queima do açúcar.
Professor, quer ajudar seus alunos a saberem a diferença entre fenômenos físicos e químicos e conseguir indicar se houve uma reação química ou não? Então, leia esse texto!
Clique aqui e veja uma proposta de aula prática sobre o líquido do inferno que explora a questão da ocorrência de reações químicas!
O “vulcão de dicromato de amônio” é uma famosa experiência de química que tem um efeito espetacular de emissão de luz e projeção da matéria.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola