Topo
pesquisar

Ficção cientifica nas aulas de Física

Estratégias de ensino-aprendizagem

A ficção científica tem enorme potencial para a construção de uma aprendizagem mais significativa, podendo ser, portanto, uma ferramenta muito útil nas aulas de Física.
PUBLICIDADE

O cinema proporciona muitas possibilidades de discussões em sala de aula que podem gerar aprendizado e desenvolver o senso crítico. Os filmes de ficção científica, por exemplo, podem ser recursos didáticos muito ricos para auxiliar a compreensão de fenômenos abstratos, desenvolver conhecimento de mundo e entender os métodos e as relações da ciência com a sociedade e o cotidiano, sendo ferramentas muito úteis em aulas de Física.

É importante ressaltar que a ciência apresentada nos filmes não é a ciência estabelecida, real, mas, sim, uma ciência chamada de ficcional, que tem compromisso com o enredo da história. Nas palavras de Bráulio Tavares, na ficção científica a ciência é personagem, não coautora. Logo, o professor precisa analisar o que os filmes apresentam e entender se a ciência apresentada está ali simplesmente para compor a narrativa ou se ela possui algum grau de cientificidade, ou seja, se a ciência mostrada possui de fato relação com a realidade. Para exemplificar, podemos citar um episódio do filme Os Vingadores, dirigido por Joss Whedon e lançado no Brasil em abril de 2012, no qual os personagens estão à procura de um cubo cósmico que libera algum tipo de radiação. Na busca pelo precioso objeto, inúmeras terminologias científicas são utilizadas apenas para compor a narrativa do momento que se tratava de uma conversa entre dois estudiosos. No entanto, as falas não tinham por objetivo explicar algum fenômeno científico.

Em contrapartida, existem filmes que apoiam a sua narrativa em fatos científicos e são muito bem construídos, obedecendo às leis da ciência estabelecida. Um ótimo exemplo disso é o filme Interestelar, dirigido por Christopher Nolan e lançado no Brasil em novembro de 2014. O longa-metragem teve consultoria do físico Kip Thorne para a construção de um enredo fiel aos fatos científicos. No enredo do filme, a Terra apresentava falta de recursos naturais e astronautas eram enviados para verificar a possibilidade de vida em outros planetas. As viagens feitas pelos astronautas basearam-se em estudos de Física Moderna e exigiam do espectador uma mínima compreensão de teorias da Física. Os itens abaixo mostram os termos apresentados no filme Interestelar e as possíveis discussões para as aulas de física moderna.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
  • Buraco negro: O buraco negro Gargantua é peça-chave nas viagens interplanetárias que ocorrem no longa-metragem. Em sala de aula, pode-se discutir o que são os buracos negros, como identificá-los, os efeitos de sua presença no espaço, a possibilidade de movimentação na borda de um buraco negro, entre outros aspectos;

  • Buraco de minhoca: A partir desse tema, é possível discutir com a turma sobre esse túnel criado no espaço que possibilita viagens através do espaço-tempo. Aqui se pode falar da possibilidade e dos efeitos de viagens no tempo;

  • Efeito das marés: Em um dos planetas visitados pelos astronautas, existiam ondas gigantes que surgiam de vez em quando. Essas “superondas” apareciam em virtude do efeito gravitacional denominado de efeito das marés.

  • Relatividade do tempo: Em determinados momentos do filme, uma hora de permanência dos astronautas no novo planeta correspondia a vários anos terrestres. Aqui é possível debater o fato de o tempo não ser absoluto, mas relativo.

Como vimos, os filmes de ficção científica, quando bem analisados, podem abrir inúmeras portas para discussões em Física.


Por Joab Silas
Graduado em Física

Assuntos como os buracos negros e os buracos de minhocas despertam o interesse e a curiosidade dos alunos
Assuntos como os buracos negros e os buracos de minhocas despertam o interesse e a curiosidade dos alunos
A Olimpíada Brasileira de Física pode ser utilizada como estímulo ao estudo de Física
Estratégias de ensino-aprendizagem Olimpíada Brasileira de Física e seu efeito motivador
O mundo dos super-heróis pode oferecer muitos assuntos que podem ser trabalhados em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem Super-heróis na aula de Física
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola