PUBLICIDADE
A busca por recursos didáticos que tornem as aulas mais interessantes e, ao mesmo tempo, contribuam para o processo de ensino e aprendizagem é uma das grandes preocupações dos educadores. A utilização de filmes e documentários, por exemplo, constitui uma fonte de informação e cultura, entretanto, a escolha dessas obras e a forma de abordagem do conteúdo deve ser bastante criteriosa.
Os filmes não devem ser utilizados apenas para substituir um professor ou para preencher um determinado horário. Ao trabalhar com esse recurso didático, o educador deve planejar a aula, de forma a explorar o conteúdo do filme, realizando analogias com o tema trabalhado em sala de aula. Sendo assim, a escolha é muito importante, visto que obras tendenciosas e que distorcem os fatos históricos devem ser evitadas.
Diversos conteúdos de Geografia podem ser debatidos através de filmes, proporcionando condições para uma reflexão crítica dos acontecimentos. Nesse sentido, selecionamos algumas obras cinematográficas que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de temas relacionados à Geografia:
O Pianista
A Lista de Schindler
A Vida é Bela
A Queda – As Últimas Horas de Hitler
Adeus, Lenin!
Olga
A Escolha de Sofia
A História de Kosovo
Hotel Ruanda
Os Donos da Rua
Quem quer ser um milionário?
Tempos Modernos
Uma Verdade Inconveniente
Diamante de Sangue
Surplus
Ilha das Flores
Home
Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global visto do lado de cá
Babel
Blade Runner, o caçador de androides
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola