PUBLICIDADE
O precipitador eletrostático é um equipamento muito utilizado nas grandes indústrias, cuja função principal é fazer a limpeza do ar antes que o mesmo seja lançado para a atmosfera. Essas máquinas são utilizadas na coleta de partículas de gases poluentes e funcionam carregando eletrostaticamente as partículas e depois as capta por meio de atração eletromagnética.
O estudo da ciência física unido ao estudo da geografia e meio ambiente nos faz ver o quanto esse equipamento é importante. Utilizando os seguintes materiais listados abaixo e tomando como base os princípios da eletrostática e do eletromagnetismo podemos construir um pequeno e simplificado aparelho precipitador de ar.
Materiais
• Um Elenmeyer;
• Duas rolhas;
• Um tubo de vidro em L;
• Um tubo de vidro;
• Um fio de cobre fino e um grosso;
• Uma fonte de tensão.
Monte o equipamento de acordo com o esquema abaixo:
Com um cigarro ou vareta de incenso injete fumaça dentro do tubo e ligue a fonte de tensão. Após fazer isso acontecerá algo muito curioso: a fumaça desaparecerá, mas por que isso ocorre? Ocorre que o acúmulo de cargas elétricas no fio grosso faz com que as partículas de fumaça sofram o fenômeno da indução eletrostática e sejam atraídas por esse fio. Dessa forma o tubo de vidro fica limpo e sem partículas sujas. Esse é um processo muito importante e bastante utilizado pelas grandes indústrias como, por exemplo, as de celulose e petroquímicas, para minimizar a emissão de poluição para o meio ambiente.
Essa é uma aula para ser dada em conjunto com a aula de geografia, ou seja, uma aula interdisciplinar que faz com que os alunos vejam o quanto é importante o estudo e compreensão do conteúdo de física e a preservação do meio ambiente.
Por Marco Aurélio da Silva
Equipe Brasil Escola