PUBLICIDADE
* Roteiro de aula prática
Esta aula pode ser apresentada a alunos de Ensino Fundamental, Médio e Superior, adequando o conteúdo e as propostas de atividades de acordo com a série.
Materiais:
- Algumas plantas intactas e jovens de milho (Zea mays), plantadas em vaso e bastante irrigadas
- Cúpulas de vidro
*Uma cúpula para cada planta.
**O número de plantas/cúpulas deve ser de acordo com a quantidade de grupos formados.
***Esteja atento (a) para que a quantidade de alunos em cada grupo seja satisfatória quanto ao aproveitamento do conteúdo.
Procedimentos:
1- Peça para que os alunos coloquem as cúpulas, cuidadosamente, sobre as plantas.
2- Aguardem por, no mínimo, uma hora
Dica: aproveitar este momento para explicar aos alunos sobre as formas de perda de água das plantas, enfocando a sudação e transpiração.
Resultados:
As gotículas nos bordos das folhas das plantas – eliminação de água no estado líquido - refletem a sudação: a transpiração foi cessada em razão do ambiente úmido e da presença da cúpula. Tais fatores fizeram com que a água e sais minerais fossem liberados nos bordos das folhas, pelos hidatódios.
Atividade:
- Proponha a confecção de relatório em grupo (em sala) e individual, para casa, seguindo critérios pré-estabelecidos e, para este, buscar nas bibliografias o fenômeno da sudação e os processos e estruturas presentes. Responder:
- Em que consiste a gutação?
- Como ocorre a gutação?
- Em que condições atmosféricas esse fenômeno é mais freqüente: durante o dia ou durante a noite? Em alto regime pluvial ou baixo? Explique.
- O que são hidatódios? Onde se localizam?
- Faça um quadro comparativo entre gutação e sudação.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola