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Fisiologia Vegetal: gutação/sudação

Estratégias de ensino-aprendizagem

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* Roteiro de aula prática

Esta aula pode ser apresentada a alunos de Ensino Fundamental, Médio e Superior, adequando o conteúdo e as propostas de atividades de acordo com a série.

Materiais:

- Algumas plantas intactas e jovens de milho (Zea mays), plantadas em vaso e bastante irrigadas
- Cúpulas de vidro

*Uma cúpula para cada planta.
**O número de plantas/cúpulas deve ser de acordo com a quantidade de grupos formados.
***Esteja atento (a) para que a quantidade de alunos em cada grupo seja satisfatória quanto ao aproveitamento do conteúdo.

Procedimentos:

1- Peça para que os alunos coloquem as cúpulas, cuidadosamente, sobre as plantas.
2- Aguardem por, no mínimo, uma hora
Dica: aproveitar este momento para explicar aos alunos sobre as formas de perda de água das plantas, enfocando a sudação e transpiração.

Resultados:

As gotículas nos bordos das folhas das plantas – eliminação de água no estado líquido - refletem a sudação: a transpiração foi cessada em razão do ambiente úmido e da presença da cúpula. Tais fatores fizeram com que a água e sais minerais fossem liberados nos bordos das folhas, pelos hidatódios.

Atividade:

- Proponha a confecção de relatório em grupo (em sala) e individual, para casa, seguindo critérios pré-estabelecidos e, para este, buscar nas bibliografias o fenômeno da sudação e os processos e estruturas presentes. Responder:

- Em que consiste a gutação?

- Como ocorre a gutação?

- Em que condições atmosféricas esse fenômeno é mais freqüente: durante o dia ou durante a noite? Em alto regime pluvial ou baixo? Explique.

- O que são hidatódios? Onde se localizam?

- Faça um quadro comparativo entre gutação e sudação.

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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