Topo
pesquisar

Flutua ou afunda

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Por que a fruta flutua na água?

Conceitos como a densidade de um objeto podem fazer parte do conteúdo educacional de crianças das séries primárias. Considerando que é um assunto um pouco complexo, pode surgir a dúvida: como ensinar esta matéria para alunos que mal compreendem o que é peso?

Tudo é uma questão de como aplicar tal conceito, se for de forma simples e criativa você poderá se surpreender com a esperteza da turma, então mãos a obra!

Material:

- Recipiente grande cheio de água (bacia ou balde);
- Frutas como: maçã, laranja, quiwi, etc;
- Objetos com diferentes tamanhos e pesos: borracha, lápis, pedaços grandes de isopor, clips metálicos, entre outros;
- Alimentos: ovos em casca, feijão cru.

A densidade determina a quantidade de matéria que está presente em uma unidade de volume. Seu estudo se faz importante porque nos auxilia na caracterização de uma substância.

Observação: A densidade dos sólidos e líquidos é expressa em gramas por centímetro cúbico (g/cm3), por exemplo, a densidade da água é 1,0 g/cm3.

É claro que os conceitos acima são complicados para alunos de 1ª a 4ª série, o professor deve destacar apenas que um objeto flutua ou não de acordo com sua densidade:

1. Densidade maior: objeto mais pesado;
2. Densidade menor: objeto mais leve.

*Neste caso, a densidade do objeto é comparada com a da água.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Confira uma sugestão de procedimento:

1. Construa uma tabela com a classificação: flutua / afunda.

2. Coloque os objetos, frutas e alimentos um a um dentro do recipiente com água e anote o resultado na tabela: se o objeto flutuar anote na classificação “flutua” e se afundar na “afunda”.

3. O resultado final deve ficar assim:

Flutua                                                   Afunda
Frutas                                                    borracha (grande)
Lápis                                                      clips metálicos
Pedaços de isopor                                    feijão cru
 
Aplicações importantes:

• Atente as crianças ao fato de que, apesar dos pedaços de isopor serem maiores que os outros objetos, eles não se afundam por que possuem a densidade menor que a água.

• Faça perguntas como: por que o clipe sendo tão pequeno afunda? O material que o constitui possui densidade elevada.



Ovo cru flutua ou afunda: faça o teste!

Realizando tal experimento você estará colaborando para a expansão do conhecimento de seus alunos e quando forem estudar Densidade na disciplina de Química ou Física, vão se lembrar da professora que deu asas à sua imaginação.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Aula de densidade: por que navios não afundam?

Separação de plásticos por densidade 

Aula de densidade: qual líquido é mais denso?


Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

O objetivo da nossa proposta de aula é facilitar a compreensão do tema pelos alunos
Estratégias de ensino-aprendizagem Sugestão de aula sobre densidade
Bolinhas de naftalina
Estratégias de ensino-aprendizagem Experimento de densidade com bolinha de naftalina
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola