PUBLICIDADE
Como o próprio nome já diz, forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças se fazem presente em todos os tipos de átomos e moléculas, mas se diferenciam de acordo com o tipo de composto.
O que vamos apresentar aqui são experimentos simples que permitem verificar as interações intermoleculares - polar e apolar- de diferentes substâncias:
Experimento 1:
Material
• Recipiente transparente (copo de vidro);
• ½ copo de água;
• ½ copo de óleo de cozinha.
Procedimento: misture a água e o óleo no recipiente e aguarde. Por mais que você misture esses dois ingredientes, eles irão se separar em seguida, por quê? O tipo de força intermolecular presente na água é diferente da existente no óleo, a água é polar e o óleo é apolar, ou seja, as moléculas não interagem.
Para este conteúdo se aplica a seguinte regra: “Semelhante dissolve semelhante”. Portanto, o óleo não se mistura com água.
Experimento 2:
O mesmo pode ser repetido para os compostos derivados do petróleo.
Material
• Querosene;
• Gasolina;
• Água;
• Recipiente transparente (copo de vidro);
Procedimento: coloque todos os líquidos em proporções iguais no recipiente e misture, apenas dois deles vão se misturar, quais? Os líquidos querosene e gasolina são apolares, esta força intermolecular os mantém unidos, enquanto a água fica separada por que é polar.
Todos os compostos derivados do petróleo são formados por hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio), são semelhantes (apolares) e miscíveis entre si.
Resumindo: a água é a única substância polar estudada aqui, e, portanto, ela é imiscível com todos os outros compostos: óleo, gasolina, querosene, já estes são todos apolares e miscíveis formando uma única solução homogênea.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola