Whatsapp

Forças intermoleculares e solubilidade

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Óleo é uma substância apolar.

Como o próprio nome já diz, forças intermoleculares são responsáveis por manter a união entre as moléculas. Essas forças se fazem presente em todos os tipos de átomos e moléculas, mas se diferenciam de acordo com o tipo de composto.

O que vamos apresentar aqui são experimentos simples que permitem verificar as interações intermoleculares - polar e apolar- de diferentes substâncias:

Experimento 1:

Material
• Recipiente transparente (copo de vidro);
• ½ copo de água;
• ½ copo de óleo de cozinha.

Procedimento: misture a água e o óleo no recipiente e aguarde. Por mais que você misture esses dois ingredientes, eles irão se separar em seguida, por quê? O tipo de força intermolecular presente na água é diferente da existente no óleo, a água é polar e o óleo é apolar, ou seja, as moléculas não interagem.

Para este conteúdo se aplica a seguinte regra: “Semelhante dissolve semelhante”. Portanto, o óleo não se mistura com água.

Experimento 2:

O mesmo pode ser repetido para os compostos derivados do petróleo.

Material
• Querosene;
• Gasolina;
• Água;
• Recipiente transparente (copo de vidro);

Procedimento: coloque todos os líquidos em proporções iguais no recipiente e misture, apenas dois deles vão se misturar, quais? Os líquidos querosene e gasolina são apolares, esta força intermolecular os mantém unidos, enquanto a água fica separada por que é polar.

Todos os compostos derivados do petróleo são formados por hidrocarbonetos (moléculas de carbono e hidrogênio), são semelhantes (apolares) e miscíveis entre si.

Resumindo: a água é a única substância polar estudada aqui, e, portanto, ela é imiscível com todos os outros compostos: óleo, gasolina, querosene, já estes são todos apolares e miscíveis formando uma única solução homogênea.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais!
Forças intermoleculares e estado físico da matéria

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja como desenvolver uma aula prática de solubilidade e saturação das soluções para complementar a explanação sobre esse conteúdo!
Clique e conheça um exemplo de aula prática que pode ser usada para demonstrar a seus alunos a diferença de solubilidade dos sais inorgânicos. Esta estratégia de ensino pode ajudar você, docente em Química, a mostrar para a turma que os sais não são igualmente solúveis em água, favorecendo o aprendizado desse tema.
Aprenda uma experiência muito interessante sobre solubilidade e reação com formação de precipitado, em que os alunos visualizarão uma chuva de ouro.
Clique aqui e veja como montar um abajur de lava com materiais simples.
O experimento do leite psicodélico pode ser usado para discutir conceitos relacionados ao funcionamento do detergente e dos conteúdos de polaridade e solubilidade.
Clique e confira uma sugestão de abordagem de solubilidade das bases em sala de aula!
Experimento que pode ser feito em sala de aula para demonstrar como alguns materiais se comportam (sua solubilidade) quando colocados em água e em outros líquidos.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola