Whatsapp

Formiga ácida

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE
Por que a formiga possui acidez?
Por que a formiga possui acidez?

Que tal mexer em um formigueiro para testar a acidez das formigas? É algo arriscado, portanto é preciso coragem e cuidado durante o procedimento.

Material

- Papel tornassol azul (papel indicador de acidez)
- Formigas

 

Papel tornassol em tiras
Papel tornassol em tiras

Procedimento

1. Vá até o formigueiro mais próximo (seguir uma formiga é uma boa dica para localizar sua morada).

2. Espalhe folhas de papel indicador na entrada do formigueiro e onde alcançar, de modo que as formigas passeiem sobre este papel, mas cuidado! As picadas do nosso objeto de estudo não são nada agradáveis!

3. Observe a mudança de coloração do papel indicador, ele adquire a cor vermelha.

A que se deve a alteração da cor do papel tornassol? Já sabemos que indicadores mudam de cor para indicar alterações de pH, no caso das formigas, indicamos que o meio onde elas se encontram está ácido, pois o papel muda da cor azul para vermelha.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os formigueiros se encontram acidificados devido a uma substância ácida que as formigas exalam, conhecida como ácido fórmico, conheça a fórmula estrutural:


Este ácido ajuda as formigas a se defenderem de possíveis predadores. É justamente este ácido que faz com que as picadas destes insetos doam tanto, ele é liberado na forma de um spray venenoso quando a formiga se sente ameaçada. Como no momento desta prática, em que você interfere na tranqüilidade do formigueiro.

 Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Artigos Relacionados
Veja como realizar um experimento de química em sala de aula para testar a força dos ácidos presentes em produtos usados no dia a dia.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola