Whatsapp

Fotossíntese | Sugestão de Aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A fotossíntese e os elementos químicos inorgânicos.

SUGESTÃO E ORIENTAÇÃO DE AULA SOBRE O MECANISMO FOTOSSINTÉTICO

A fotossíntese é o processo de conversão da matéria inorgânica em orgânica, realizado pelos seres clorofilados, ou seja, plantas, algas e certas bactérias, organismos que possuem pigmentos fotossintéticos.

Esse fenômeno com inúmeras reações químicas pode ser considerado um dos processos biológicos mais importantes ocorridos no planeta, justamente por ter proporcionado durante a evolução dos seres vivos, há milhares de anos, o surgimento de organismos autotróficos. Esses, capazes de processarem compostos como: o gás carbônico (CO2), juntamente a moléculas de água (H2O), na presença de luz, sintetizando principalmente carboidratos (geralmente a glicose), produzindo também o gás oxigênio (O2).

FÓRMULA GERAL DA FOTOSSÍNTESE:

Luz e Clorofila
6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H20

Por essa equação é possível observar que a partir de elementos químicos simples, disponibilizados no meio ambiente, é formada uma molécula mais complexa (uma hexose), contendo ligações altamente energéticas entre os átomos de carbono favorecidas pela absorção de energia luminosa.

Por esse princípio os seres fotossintetizantes são fundamentais para a sustentação e manutenção de uma cadeia alimentar, ocupando a base de todas as relações ecológicas.

ETAPAS DA FOTOSSÍNTESE:

- Etapa fotoquímica (reações de claro): fotofosforilação e fotólise da água;
- Etapa química (reação de escuro): ciclo das pentoses.

OBSERVAÇÃO: tais denominações (claro e escuro) não estão relacionadas ao período diurno e noturno, e sim ao tipo de reação, que a exemplo dos vegetais, promove a fotossíntese apenas durante o dia, mas respira durante o dia e a noite.

Fotofosforilação → Excitabilidade dos elétrons na molécula de clorofila em conseqüência da incidência de específicos comprimentos de onda da radiação solar (Luz), passando por uma série de enzimas transportadoras (NADP), liberando gradativamente energia armazenada na molécula de ATP.

Fotólise da água → Quebra da molécula de água e formação de gás oxigênio.

Ciclo das pentoses → Combinação do gás carbônico atmosférico com o hidrogênio proveniente da fotólise da água, formando glicose, tendo como fonte de energia o ATP formado na fotofosforilação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)


Etapa fotoquímica e química (claro e escuro).

Objetivo: Esclarecer a importância dos organismos autotróficos (aqueles que sintetizam seu próprio alimento), bem como o conhecimento das etapas fotossintéticas, pelas quais as reações ocorrem produzindo carboidrato e oxigênio.

Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
A partir de experimentos simples, podemos trabalhar com nossos alunos como Joseph Priestley chegou a suas conclusões.
Confira aqui uma atividade prática na qual é possível observar a capilaridade nas plantas através de cores.
Clique aqui e veja como trabalhar o conceito de ecossistema com seus alunos dentro de sala de aula.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola