PUBLICIDADE
SUGESTÃO EXPERIMENTAL RELACIONADA AO PROCESSO FOTOSSINTÉTICO
A fotossíntese é o fenômeno autotrófico realizado pelos organismos clorofilados, em geral pelas plantas e essencialmente por algas que habitam o fitoplâncton. Nesse processo, a água e o gás carbônico são absorvidos e metabolizados em carboidratos e oxigênio, utilizando energia luminosa transferida às ligações químicas entre os átomos da cadeia carbônica dos compostos orgânicos formados (glicose).
Por meio desse importante processo é que os seres vivos produtores (base de uma cadeia alimentar) sustentam os demais (consumidores herbívoros e carnívoros), fornecendo nutrientes e oxigênio dissolvidos no ar atmosférico.
Dessa forma, esse processo, envolvendo reações químicas com elevado nível de complexidade, foi decisivo para a evolução das condições ambientais, colaborando com surgimento de novas espécies e relações mantidas entre elas, desde o primórdio aos dias atuais.
Fórmula Geral da Fotossíntese:
(na presença de luz e clorofila)
6 CO2 + 12 H2O ↔ C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O
EXPERIMENTO
Materiais:
Um becker (recipiente laboratorial de vidro / tamanho médio), um funil de vidro, um tubo de ensaio, um litro de água, uma luminária e um maço de Elodea sp (planta aquática).
Etapas do Procedimento:
- Despejar todo o volume de água no interior do becker;
- Submergir a planta aquática;
- Introduzir o funil, colocando sua abertura superior, em posição invertida, ou seja, de cabeça para baixo, de forma a envolver a planta;
- Tampar a outra extremidade do funil com o tubo de ensaio.
Observação: O sistema experimental montado no interior do becker não deve conter ar, devendo ficar totalmente imerso.
- Lateralmente ao becker (em seu exterior), deve ser posicionada uma luminária, mantendo a lâmpada acessa.
Análise:
Transcorrido um dia, será possível a observação de pequenas bolhas de ar (resultantes do processo fotossintético), aderidas na superfície interna do funil e do tubo de ensaio.
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola