Whatsapp

Fototropismo nos vegetais

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Todos os vegetais respondem aos estímulos recebidos pelo ambiente
Todos os vegetais respondem aos estímulos recebidos pelo ambiente

Todos os vegetais recebem estímulos externos e respondem a esses estímulos com o crescimento de alguma parte da sua estrutura. A essa resposta do vegetal, a esse estímulo, damos o nome de tropismo. Quando o vegetal cresce em direção ao estímulo, dizemos que está havendo tropismo positivo. Quando o vegetal cresce em direção contrária ao estímulo, dizemos que está havendo tropismo negativo.

Os tipos de tropismo são: fototropismo, que é o crescimento do vegetal em resposta à luz; o gravitropismo ou geotropismo, que é o crescimento em direção à gravidade; o tigmotropismo, que é o crescimento em resposta ao contato físico; o hidrotropismo, que é o movimento orientado pela água; e o quimiotropismo, que é o movimento orientado para determinadas substâncias.

Sabemos que a luminosidade influencia muito no crescimento do caule, e que ele tende a crescer em direção à luz. Por isso dizemos que os caules apresentam fototropismo positivo. Esse crescimento é resultado da ação de hormônios nas células do vegetal.

Para que o aluno perceba o fototropismo positivo que ocorre nos caules dos vegetais, sugerimos uma atividade para ser trabalhada em sala de aula, preferencialmente com alunos do 5ª ano fundamental.

Material necessário:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

- Duas caixas de papelão, sendo que uma das caixas deve ter uma abertura na parte de cima (caixa 1); e a outra caixa, uma abertura ao lado (caixa 2);

- Dois vasinhos com terra;

- Sementes de feijão.

Como fazer:

Professor, com a ajuda dos alunos, plante as sementinhas de feijão nos vasinhos e regue para que a terra fique bem úmida.

Em seguida coloque um dos vasos dentro da caixa 1, que tem a abertura na parte de cima; e o outro vaso na caixa 2, que tem uma abertura ao lado.

Deixe as caixas com os vasinhos em um local bem iluminado.

Peça aos alunos que verifiquem sempre se as plantinhas estão precisando de água e que não se esqueçam de colocar a caixa de papelão após a rega.

Depois de alguns dias, peça aos alunos que verifiquem, anotem e desenhem o crescimento das plantinhas.

Os alunos também podem fazer essa experiência em casa, colocando um vaso de planta próximo a uma janela.

Professor, é importante frisar com os alunos que todos os vegetais possuem tropismo, e este dependerá do tipo de estímulo externo recebido pelo vegetal. No caso do nosso experimento, tem-se o fototropismo, no qual o estímulo recebido é a luminosidade.


Paula Louredo
Graduada em Biologia

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola