Topo
pesquisar

Fusos Horários em sala de aula

Estratégias de ensino-aprendizagem

Trabalhar com os fusos horários é bastante simples, desde que o educador consiga deixar claro a sua importância nos dias atuais.
PUBLICIDADE

O tema dos fusos horários em sala de aula é sempre desafiador para o professor de Geografia, pois se trata de um assunto que os alunos geralmente não demonstram muito interesse. Por isso, é necessário que o educador os instigue a pensar acerca da importância de se ter o conhecimento sobre o assunto. Importância essa que se torna ainda maior graças ao processo de globalização e integração econômica mundial.

Primeiramente, é importante explicar a necessidade da existência dos fusos horários. Utilize uma imagem do globo terrestre – ou o próprio globo terrestre - e explique que, graças ao movimento de rotação e ao formato esférico da Terra, a luz do sol não incide ao mesmo tempo em todo o planeta.

Em seguida, ilustre através de uma situação hipotética (pode utilizar, inclusive, o nome de dois alunos da sala que tenham demonstrado desinteresse na matéria): imagine que João foi morar em Londres e, então, Ana tenha resolvido ligar para ele para matar a saudade. Em que hora do dia Ana deverá ligar para João sem que o incomode durante a madrugada ou durante o seu sono de beleza de todas as tardes?

Procure com esse exemplo fazer com que eles se deem conta da importância dos fusos, que é cada vez mais necessário saber sobre os diferentes horários em todo o mundo, principalmente para realização de negócios e para a ideal comunicação entre amigos ou parentes.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Só então é que se deve trabalhar com o mapa dos fusos horários, explicando que eles foram criados na Conferência de Washington, no final do século XIX e que, nessa mesma conferência, o “marco inicial” seria o Meridiano de Greenwich. Apresente os fusos a eles e crie exemplos, demonstrando que a cada 15º de longitude, o horário se altera em uma hora; se for para o oeste, subtrai; se for em direção ao leste, soma.

Os diferentes fusos horários em todo o planeta
Os diferentes fusos horários em todo o planeta

Por fim, explique a diferença dos fusos com a hora legal. Comente que muitos países estão localizados em regiões com mais de um fuso e, para isso, tornou-se necessário adaptar os horários para facilitar a dinâmica da sociedade. Em outros casos, adota-se o horário que for economicamente mais viável. Exemplifique mostrando que a Argentina adota o mesmo horário de Brasília, mesmo estando em um fuso distinto (utilize o mapa).


Por Rodolfo Alve Pena
Graduado em Geografia

O cálculo dos fusos horários é muito importante para se ter uma noção exata das diferenças de horário
Estratégias de ensino-aprendizagem Resolvendo exercícios de Fusos Horários
A escala em sala de aula
Estratégias de ensino-aprendizagem Trabalhando o conceito de Escala
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola