Topo
pesquisar

Futebol e Geopolítica: uma aula sobre a Nigéria

Estratégias de ensino-aprendizagem

Uma declaração de um jogador de futebol nigeriano pode ser uma forma de introduzir um tema polêmico e atual em uma aula sobre a Nigéria.
PUBLICIDADE

Os territórios de diversos lugares do mundo são marcados pela ocorrência de inúmeros conflitos tanto no passado quanto no presente. A maioria desses conflitos envolve a disputa por territórios ou por negociações em questões sobre o poder e a política. Em uma aula temática, o professor pode ilustrar essa dinâmica com o caso da Nigéria, demonstrando como um evento esportivo pode servir de anúncio mundial para um caos local.

Em uma aula sobre a Nigéria, de 50 minutos, o professor pode iniciar apresentando uma reportagem, publicada no portal globoesporte.com, com uma declaração do jogador de futebol Obi Mikel realizada pouco antes do confronto das oitavas de final da Copa do Mundo de 2014 contra a França:

Mikel diz que vitórias podem amenizar crise na Nigéria: "Futebol une".

É interessante uma leitura em conjunto com todos os alunos, em que o professor pode interromper em alguns momentos para explicar a situação nigeriana, que atualmente sofre com os conflitos envolvendo o grupo terrorista Boko Haram, que luta contra a “ocidentalização” da Nigéria, ou seja, a assimilação da cultura ocidental pelo país em contraposição aos valores religiosos islâmicos. A situação mais agravante foi o sequestro de mais de 200 meninas no primeiro semestre de 2014.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Como complemento, recomendamos a utilização de uma reportagem da BBC Brasil, essa de caráter mais político, para explicar mais detalhadamente a crise política que vive a Nigéria: Sequestro na Nigéria: saiba mais sobre o Boko Haram.

Durante a aula, o professor deve estimular a participação dos alunos e tentar fazê-los compreender a função que o futebol possui, não tão somente de “unir” os povos nigerianos como declarou o jogador da seleção nigeriana, mas também de proporcionar maior visibilidade aos confrontos.

Ao final, como avaliação, peça que os alunos façam uma dissertação a partir dos dois textos acima apresentados, na qual eles devem opinar sobre a situação política do país e relacionar com a visibilidade trazida pelo futebol. A ideia principal é estimular os estudantes a refletirem sobre os conflitos por território e os elementos que compõem a cultura de um povo, muitas vezes alvo de intensas disputas entre diferentes partes.


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

Nigéria: uma aula sobre futebol e política
Nigéria: uma aula sobre futebol e política
A cultura africana manifesta-se no espaço, nos gestos, nas expressões e nos costumes
Estratégias de ensino-aprendizagem Cultura africana no espaço geográfico
O BRICS é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul
Estratégias de ensino-aprendizagem Roteiro de aula sobre o BRICS
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola