Geoplano

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

O Geoplano é uma ferramenta importante para o ensino da Geometria plana. O objeto é formado por uma placa de madeira onde são cravados pregos, fomando uma malha composta por linhas e colunas dispostas de acordo com a figura a seguir:

Recomendamos o Geoplano nas situações envolvendo o cálculo de perímetro, área, figuras simétricas, arestas, vértices, construção de polígonos entre outras situações envolvendo geometria plana. O Geoplano tem por objetivo principal levar os alunos a explorar figuras poligonais através da construção e visualização, facilitando o desenvolvimento das habilidades de exploração espacial.

Não se constrói o conhecimento em Geometria através de metodologias mecânicas. A melhor forma de assimilar os conteúdos geométricos é através da manipulação, construção, exploração e representação das formas geométricas, e o Geoplano desenvolve de forma simples e direta todos esses princípios. Veja algumas figuras que pode ser formadas e estudadas:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O uso do Geoplano pode ser iniciado juntamente com os princípios básicos de Geometria Plana, é notável a assimilação dos conteúdos geométricos por parte dos alunos, os resultados são realmente satisfatórios.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola