Whatsapp

Gostei de ler

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


"Gostei de ler” – um importante incentivo à leitura.

A atividade de leitura “Gostei de ler” é uma dica de aula para alunos dos anos iniciais, primeira fase e segunda fase.

Os alunos vão à biblioteca da escola e escolhem determinado livro literário de acordo com a faixa etária.

O professor deve estar atento ao livro escolhido, uma vez que na biblioteca poderá ter obras com conteúdos inapropriados em relação à idade das crianças.

Antes de irem à biblioteca, o professor deve recomendar aos alunos que escolham livros que consigam ler ao tempo de uma aula e que levem papel e caneta para anotarem o nome do autor, do título da obra, bem como alguns trechos mais importantes.

Quando retornarem à sala de aula, os alunos deverão fazer uma síntese da história lida: o assunto, as personagens principais e o conflito maior da história, porém, sem contar o desfecho.

É extremamente importante que o estudante não conte o final da narrativa, já que a intenção desse trabalho é despertar o interesse dos colegas em fazer a leitura da história através do resumo lido.

Esta síntese será escrita em uma folha à parte com o título “Gostei de ler” seguido do nome da obra e do autor, a fim de ser fixada no mural da sala de aula ou da escola para que outros alunos leiam. Antes de serem fixadas, algumas sínteses poderão ser sorteadas para serem lidas para a turma, com a finalidade de instigar os estudantes a ler outros resumos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Exemplo: Gostei de ler “Maria e João” de Joaquim Souza. O livro traz duas personagens que se gostam muito e planejam se casar. Mas o pai da moça, chamada Maria, é viúvo e não quer ficar sozinho. Entre vários encontros às escondidas, João diz a Maria que precisa mudar de cidade. E agora, o que Maria irá decidir. Para saber o final, leia o livro, você não vai se arrepender!

Se a escola, além de livros literários, tiver acervo de jornais e revistas, esta atividade também poderá ser realizada com alunos do ensino médio, os quais deverão fazer uma sinopse da reportagem ou artigo lido. Neste caso, entretanto, o desfecho deverá ser citado e o escritor poderá acrescentar um comentário pessoal.

O ideal é que esta aula seja realizada pelo menos uma vez por semana!

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Esnino - Educador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola