Topo
pesquisar

Idade da Terra

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Fóssil de um dos primeiros seres vivos da Terra, os trilobitas.

A origem da Terra e a sua idade são temas instigantes, por isso em uma aula de Geografia o professor, quando trabalhado o assunto, deve expor para os alunos os principais eventos que ocorreram na história de nosso planeta. A realização de uma verdadeira retrospectiva sobre esse assunto é de grande importância para a compreensão do planeta em que os seres humanos habitam.

O professor pode começar falando para os discentes que a Terra nem sempre foi como conhecemos atualmente, em determinados períodos apresentou altíssimas temperaturas e em outros ficou repleta de gelo, condições que impossibilitavam a existência de vida. É bom ressaltar que todos os eventos não se concluíram rapidamente, pelo contrário, tudo se deu no decorrer de milhões ou bilhões de anos.

Após a breve introdução, o docente pode enumerar as principais etapas evolutivas pelas quais o planeta se submeteu durante um longo período geológico, se atentando especialmente para:

• Formação da Terra: o nosso planeta tem uma idade que varia entre 4,5 e 5,0 bilhões de anos, diga para os alunos que, em sua gênese, a Terra não passava de uma enorme bola de fogo, desprovida de qualquer forma de vida.

• Formação da superfície: na medida em que o tempo passava, o planeta ia gradativamente se esfriando, a partir daí foi constituída uma fina camada rochosa por toda extensão da face terrestre.

• Os oceanos primitivos e a atmosfera: é importante falar sobre a formação da hidrografia terrestre e da atmosfera. No período de resfriamento pelo qual a Terra passou, foram expelidos inúmeros gases e vapor de água, originando a atmosfera, que provocou as primeiras chuvas que caiu por um prolongado tempo e cobriu a superfície terrestre. Fenômeno que deu origem ao oceano primitivo.

• Surgimento da vida: informe-os de que a água sempre foi muito importante, tanto é que as primeiras formas de vida surgiram nela, assim, podemos citar: bactérias, algas primitivas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

• Primeiros animais: exponha para os alunos que as formas de vida citadas foram fundamentais para o surgimento dos primeiros animais, há 400 milhões de anos. Essa primeira fauna era constituída por invertebrados marinhos, como medusas, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar, incluindo ainda o surgimento de plantas marinhas. Pouco depois, esses primitivos vegetais se adaptaram em terra firme e se expandiram por grande parte da superfície terrestre.

• Os dinossauros: é de grande relevância enfatizar o surgimento dos grandes répteis, falando que esses “lendários” animais habitaram o nosso planeta há aproximadamente 200 milhões de anos. Ressalte também que nesse período as plantas com flores e os mamíferos surgiram na Terra. Lembrando que os dinossauros sucumbiram há aproximadamente 70 milhões de anos, sua extinção tem várias teorias, sendo a mais aceita a hipótese da queda de um meteorito enorme no planeta.

• A consolidação da atmosfera atual e a formação das cadeias de montanhas: a atmosfera que conhecemos atualmente adquiriu os aspectos atuais há cerca de 65 milhões de anos, período que marcou o surgimento dos Alpes, Andes e o Himalaia. Além disso, a Terra se encontrava povoada de mamíferos e aves de inúmeras espécies.

• O homem: informe-os de que a presença humana teve inicio há aproximadamente 1 milhão de anos, outros acreditam que esse período foi de 4 milhões de anos.

Para fixar essas informações de forma satisfatória é necessário interligar cada evento, de forma que se pareça uma história, isso para buscar atrair a atenção dos alunos. Para complementar, o professor pode pedir uma pesquisa de imagens para a confecção de cartazes, destacando os principais eventos que aconteceram durante a longa história da Terra.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

Geografia - Estratégias de Ensino - Educador

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola