PUBLICIDADE
Considerando que nas Ciências e Biologia existem conceitos e informações essenciais, e que sua importância também se refere ao fato de serem pré-requisitos para compreender outros aspectos; é necessário saber o que os estudantes já sabem e o que merece ser revisto, a fim de evitar que surjam lacunas, ou as mesmas se aumentem durante o processo de desenvolvimento do aluno.
O simples fato dos mesmos passarem de uma série para a outra não é um diagnóstico muito preciso, e tampouco a afirmação de que estão quites com a matéria. Além disso, é real a ideia de que muitos estudantes desconhecem o que não sabem.
Assim, sugiro algumas maneiras de identificar, e também minimizar, ao longo do tempo, estes aspectos:
1- No início do ano, no primeiro ou segundo dia de aula, faça uma lista com os termos vistos no ano anterior, sugerindo que conceituem, individualmente, cada um deles;
2- Antes de qualquer conteúdo, liste os conceitos que os mesmos já devem saber, e os que deverão aprender com a nova matéria, e procure trabalhá-los;
3- Ao final de cada atividade, peça para que façam, por escrito, um resumo do que aprenderam, por meio de textos, mapas conceituais ou outra forma que permita com que o educador, claramente, identifique o aprendizado do aluno;
4- Como existem alunos tímidos, que têm receio em fazer perguntas durante a aula, abra espaço para que enviem, por bilhete, suas dúvidas;
5- Dedique um tempo maior aos educandos que, visivelmente possuem mais dificuldade;
6- Vez ou outra, faça desafios ou jogos nos quais termos importantes e seus significados sejam destacados;
7- Sempre que possível, relacione ao dia a dia o que está sendo ensinado;
8- Ao final de cada bimestre (ou mês, ou trimestre, de acordo com o sistema da escola), faça uma atividade avaliativa envolvendo tais aspectos;
9- Procure realizar atividades em grupo, reunindo os alunos que já compreenderam o conteúdo com aqueles que estão com mais dificuldades;
10- Como os estudantes da atualidade estão sempre “antenados”, sugira a criação de um blog da turma, sempre colocando os termos-chave e suas definições, e outras produções feitas pelos próprios alunos.
Adotando estas ideias, com certeza o nível de aprendizado dos educandos será maior, facilitando o ato de lecionar do professor em questão, e dos das próximas séries.
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola