Topo
pesquisar

Ilumina e esquenta

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

 
A vela emite luz e calor ao mesmo tempo.

É de interesse dos alunos de qualquer idade entender as unidades de transformação que ocorrem ao seu redor, e faz parte do intelecto da criança fazer perguntas do tipo: por que a lâmpada esquenta?

Por isso apresentamos aqui uma sugestão de como levar ao conhecimento de seus alunos as unidades de termologia (calor) e ótica (luz), através de uma aula conceitual e prática, com exemplos do cotidiano: os aparelhos eletrodomésticos, que como o próprio nome diz, fazem parte da vida doméstica de todos. Esta abordagem proposta levará o aluno a se interessar pelo assunto e como resultado, aprenderá com maior facilidade.

Aparelhos que geram luz e calor

Uma rápida observação no interior de uma casa e lá estão eles: os aparelhos elétricos. Mas exatamente qual é a função de cada um? Alguns emitem luz, mas ao mesmo tempo produzem calor, então qual seria a função primordial desses aparelhos? Na verdade uma função é conseqüência da outra, ou seja, a luz emitida provém do calor, para um melhor entendimento, veja alguns exemplos:

Ao cozinhar um alimento produzimos calor, mas ao mesmo tempo surge a luz da chama provinda da queima do gás. As reações de combustão possuem a propriedade de aquecer e iluminar o que está ao redor através do fogo. A luz emitida desta reação varia de cor, podendo ser azul, amarela, ou vermelha, dependendo de sua origem, a chama do fogão, por exemplo, é azul.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

No mesmo contexto podemos observar os aparelhos com função inversa à descrita acima, em vez de produzir calor e iluminar, eles iluminam e depois esquentam. É o caso das lâmpadas, repare que além de produzir luz elas também esquentam. Outro exemplo é a vela, ela emite luz e calor, por isso derrete.

Sendo assim, pode-se concluir que a luz e o calor estabelecem uma relação harmoniosa e colaboram juntos para o bem estar do homem.

Expondo o conceito aos alunos:

É com base nessa idéia que o educador pode aguçar a curiosidade de seus educandos, veja como:

Peça a cada aluno que liste os aparelhos eletrodomésticos presentes em seus lares. Praticamente em toda casa existe um, por mais humilde que ela seja.

Outra forma de abordar o tema é pedir que o aluno identifique aparelhos em revistas, jornais, folhetos de ofertas de supermercados, e traga os recortes para a sala de aula.

Proponha uma listagem de aparelhos e debata com a turma sobre quais funções que esses aparelhos desempenham e quais unidades de energia podemos identificar nos mesmos. Quais emitem calor e luz? Essas e outras perguntas podem ser relacionadas.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!
Formas de obtenção de energia

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola