Whatsapp

Indicador ácido-base natural

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Flor de Hibisco


Indicadores são substâncias que revelam a presença de íons H+ e OH- presentes em uma solução, são empregados para determinar se uma solução é ácida ou básica, os indicadores mais conhecidos são o papel tornassol e a fenolftaleína. Aprenda agora a fazer um indicador ácido base natural a partir da flor de hibisco:

Você vai precisar de:

- Flores de Hibisco
- liquidificador
- Filtro de papel
- água

Modo de fazer:

1. Separe as pétalas de uma dúzia de flores de Hibisco e coloque no liquidificador;
2. Adicione um copo de água e bata bem;
3. Passe a mistura pelo filtro de papel, descarte o que ficar no filtro e reserve a solução rósea filtrada.

Sugestão de aula com aplicação do indicador:

• Separe quatro copos numerados contendo o indicador recém preparado;
• No copo 1 adicione gotas de vinagre;
• No copo 2 acrescente uma colher de sabão em pó;
• No copo 3 adicione uma colher de sal de cozinha;
• No copo 4 acrescente gotas de limão.

Resultados:

A solução do copo que contém vinagre ficará vermelha, a do copo que contém limão ficará laranja, o copo que contém sabão em pó ficará verde e a solução do copo com sal ficará rósea.

Com este teste podemos comprovar a eficiência do indicador produzido, este era rosa e na presença de ácidos (como limão e vinagre) fica vermelho-alaranjado, em meio básico (sabão em pó) fica verde e em meio neutro (sal) fica rósea.

Professor, você poderá trazer o indicador já pronto de sua casa ou prepará-lo juntamente com seus alunos, essa última opção parece mais recomendável para estimular ainda mais o aprendizado. Com esta aula vai ficar fácil, fácil entender pH e como identificá-lo com a ajuda de indicadores ácido-base.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja mais! Faça seu próprio indicador - matéria-prima: repolho roxo.

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
Aqui você encontrará uma aula experimental sobre indicador ácido-base que possibilita a visualização da ação da fenolftaleína e o deslocamento do equilíbrio químico.
Veja aqui uma proposta de experimento que pode ser realizada em uma aula de Química como demonstração dos efeitos da chuva ácida.
Esse experimento consiste na determinação da acidez de uma amostra de suco de limão ou de laranja, que pode ser usada para explicar o conteúdo de Titulação ácido-base.
Realize essa atividade experimental simples em sala de aula, utilizando produtos caseiros, sendo possível observar como ocorre o efeito do íon comum no equilíbrio químico.
Clique e conheça uma forma bem interessante de realizar o ensino de reações de neutralização de forma prática!
Por meio desse experimento você poderá demonstrar para seus alunos como ocorre o fenômeno da chuva ácida.
Conheça uma proposta com métodos práticos para ensinar a identificação de ácidos e bases em sala de aula.
Medindo a acidez e alcalinidade de substâncias.