Indicadores são substâncias que revelam a presença de íons H+ e OH- presentes em uma solução, são empregados para determinar se uma solução é ácida ou básica, os indicadores mais conhecidos são o papel tornassol e a fenolftaleína. Aprenda agora a fazer um indicador ácido base natural a partir da flor de hibisco:
Você vai precisar de:
- Flores de Hibisco
- liquidificador
- Filtro de papel
- água
Modo de fazer:
1. Separe as pétalas de uma dúzia de flores de Hibisco e coloque no liquidificador; 2. Adicione um copo de água e bata bem; 3. Passe a mistura pelo filtro de papel, descarte o que ficar no filtro e reserve a solução rósea filtrada.
Sugestão de aula com aplicação do indicador:
• Separe quatro copos numerados contendo o indicador recém preparado;
• No copo 1 adicione gotas de vinagre;
• No copo 2 acrescente uma colher de sabão em pó;
• No copo 3 adicione uma colher de sal de cozinha;
• No copo 4 acrescente gotas de limão.
Resultados:
A solução do copo que contém vinagre ficará vermelha, a do copo que contém limão ficará laranja, o copo que contém sabão em pó ficará verde e a solução do copo com sal ficará rósea.
Com este teste podemos comprovar a eficiência do indicador produzido, este era rosa e na presença de ácidos (como limão e vinagre) fica vermelho-alaranjado, em meio básico (sabão em pó) fica verde e em meio neutro (sal) fica rósea.
Professor, você poderá trazer o indicador já pronto de sua casa ou prepará-lo juntamente com seus alunos, essa última opção parece mais recomendável para estimular ainda mais o aprendizado. Com esta aula vai ficar fácil, fácil entender pH e como identificá-lo com a ajuda de indicadores ácido-base.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)