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Instrumentos de sopro

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Cano de PVC – usado para analisar a frequência de ondas dos instrumentos de sopro

Instrumentos de sopro compõem o tipo de ondas estacionárias. Para entender o funcionamento de instrumentos de sopro numa aula sobre som, basta levar um tubo de PVC com suas extremidades abertas e com dimensões próximas a 5 cm de largura e 40 cm de comprimento.

Estando num local mais barulhento, durante o recreio, por exemplo, separe a turma em grupos e peça para que coloquem o tubo no ouvido e observem que por maior que seja o barulho, o tubo age como se fosse um filtro e por isso ouvem um único som, uniforme e de frequência determinada, ou seja, sempre o mesmo tom.

Mostre aos alunos que essa filtragem explica o funcionamento dos instrumentos de sopro, pois a frequência do barulho se iguala à frequência natural, ou seja, impede a passagem do que não convém e reforça a que convém.

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Após o experimento, inicie o estudo dos instrumentos de sopro, momento no qual os alunos aprenderão que nos instrumentos de sopro o som é produzido de diferentes formas, como através da vibração dos lábios, da interrupção do sopro pelos orifícios dos instrumentos, etc.

As expressões capazes de identificar as frequências do som e tudo relacionado a essa teoria também podem ser apresentadas após o experimento, visando uma melhor compreensão dos alunos.

Por Talita A. Anjos
Graduada em Física
Equipe Brasil Escola

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