PUBLICIDADE
A Matemática dispõe de diferentes metodologias e propostas no seu ensino, como destaque ressaltamos os trabalhos em grupo, que consistem numa estratégia de ensino que deve ser considerada indispensável nas relações sociais existentes na sala de aula. Essas relações objetivam a importância do desenvolvimento cognitivo, surgimento de uma postura crítica, reflexão por parte dos alunos, apreciação minuciosa de erros e respeito às ideias e pensamentos de outras pessoas. A interação dos alunos contribui de forma satisfatória para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e da inclusão social.
A interação social tem o aspecto de mudar o comportamento das pessoas, contribuindo na formação baseada no respeito mútuo, na elaboração e participação de tarefas sociais. No meio educacional ela aparece como principal recurso no processo ensino-aprendizagem, produzindo um indivíduo capaz de cooperar na construção do modelo de sociedade que prega o respeito e exclui o preconceito. Os principais objetivos provenientes da interação social entre os alunos em uma instituição de ensino na disciplina da Matemática são:
Favorecer a construção do conhecimento, através da formação de grupos de estudos, onde a troca de conhecimento e o respeito são cultivados entre os membros do grupo.
Surgimento de diversas formas de pensamento matemático.
Desenvolvimento de habilidades: raciocínio, reflexão, investigação, comunicação, linguagem oral e escrita, explicação, questionamento, descrição e interpretação.
Pensar, refletir e expor suas ideias.
Analisar, relatar, avaliar, organizar, elaborar, argumentar e posicionar-se criticamente diante de determinadas situações.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola