Whatsapp

Internet

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

 


 

 

 

 
Internet – os sites de confiança são de suma importância à pesquisa escolar!

 
A internet virou instrumento da rotina nacional entre os jovens! O interessante é que os sites visitados pela maioria não são voltados à educação, mas ao lazer. Muito já se discutiu a respeito do tempo gasto pela juventude em frente a essa telinha fantástica. Além disso, como veículo de informação, a internet é mal utilizada nas escolas, uma vez que as pesquisas escolares têm sido, no geral, cópias manuscritas ou simplesmente impressas das páginas da web.

 

 

Para aproveitar melhor este espaço informativo que é a internet, a atividade que será exposta a seguir pode ser um modo de colocar os estudantes para refletir sobre o ambiente virtual. Sim, já que os alunos acessam a internet quase que o tempo todo, que tal propor aos mesmos uma pesquisa sobre os sites educativos de confiança?

 

O objetivo é fazer com que os alunos identifiquem alguns problemas no ato de simplesmente recorrer ao primeiro site que aparece na busca. Algumas perguntas devem ser realizadas, a fim de levantar argumentos sobre o que pesquisar, como por exemplo: qual o objetivo do site com a informação?, o assunto abordado tem a ver com a temática do site?, a empresa ou instituição tem conhecimento sobre o tema?, o site parece ter registro junto aos órgãos competentes?, qual é a fonte dos textos?, há um modo como falar com a instituição do tipo “fale conosco”?, há uma política de privacidade no site?, há algum termo de uso apontado no site?, há disposição de comentários, críticas, sugestões?

O professor, junto com a classe, deve apontar as perguntas-chave que norteará a pesquisa, as quais devem ser respondidas ao final da mesma.

Por fim, após discutir com os alunos a respeito da identificação das fontes confiáveis, o professor pode apontar algum site em que tem confiança e atende todos os requisitos necessários, como o Brasil Escola, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola