Jogo: capturando poliedro

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Depois de finalizar a explicação de um conteúdo é importante que o professor proponha para seus alunos alguma atividade avaliativa, que pode ser em forma de exercícios (maneira tradicional) ou através de uma atividade lúdica (jogos).

Essa atividade deve conter todas as informações passadas anteriormente com a explicação do conteúdo. Por isso deve ser uma atividade envolvente e objetiva.

Veja o exemplo de um jogo que deve ser aplicado como avaliação do conteúdo sobre “Sólidos Geométricos: Poliedros”.

Primeiro é preciso confeccionar o material utilizado, que são 30 cartas (12 de propriedades e 18 cartas de poliedros) para cada grupo. Podem ser feitas com papel cartaz, desde que sejam plastificadas para maior durabilidade. Veja o que deverá conter nas cartas das propriedades e nas cartas dos poliedros.

Cartas de propriedades


Cartas de poliedros


• Depois da confecção das cartas peça para que os alunos dividam-se em grupos de 3 ou 4 integrantes.
• Cada grupo irá receber 30 cartas (12 de propriedades e 18 cartas de poliedros).
• Peça para que embaralhem as cartas das propriedades e deixe-as viradas com as faces para baixo, no centro da mesa. E as cartas dos poliedros sejam espalhadas pela mesa com as faces para cima.
• Os participantes devem escolher a ordem que cada um irá iniciar o seu jogo.
• O jogo consiste em: cada jogador na sua vez deve retirar duas cartas das propriedades e capturar todas as cartas de poliedros que satisfaçam as duas propriedades ao mesmo tempo.
• Irá ganhar o jogador que, ao terminar todas as cartas de poliedros, tiver capturado a maior quantidade delas.
• Caso retire a carta curinga da propriedade, o jogador poderá ficar apenas com ela (não será preciso retirar outra carta da propriedade) e anunciar apenas uma propriedade qualquer, desde que seja dos poliedros, e capturar todas as cartas dos poliedros que pertencer a essa propriedade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola