Whatsapp

Jogo com o mapa-múndi

Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

Utilizando o mapa-múndi nas aulas de Geografia

Apesar da necessidade de inovar na abordagem dos conteúdos de Geografia, desvinculando-os, assim, dos métodos tradicionais, algumas atividades dessa ciência necessitam de estratégias decorativas. Entre esses conteúdos estão as capitais dos países, as fronteiras, as linhas imaginárias, entre outros.

Para tornar o estudo desses conteúdos – decorativos – mais atrativos, sugerimos a realização de um jogo com o mapa-múndi. Essa atividade é muito simples e extremamente eficaz no processo de ensino e aprendizagem, pois ela proporciona a participação de todos os estudantes, além da visualização das respostas no mapa.

Inicie a aula dividindo a turma em quatro ou cinco grupos. Em seguida, exponha o mapa-múndi para toda a turma e faça as perguntas, que deverão ser numeradas. Os estudantes deverão colar o número referente à pergunta no mapa, indicando a localização (resposta).
Ex.: Pergunta n° 1 – Qual é o país que tem a cidade de Buenos Aires como capital nacional? O grupo que foi perguntado deverá pregar o n° 1 no local que corresponde à resposta correta no mapa-múndi, ou seja, na Argentina.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Após todas as perguntas, o educador deverá realizar a correção com o auxílio de todos os grupos, indicando a resposta no mapa-múndi. A equipe que acertar o maior número de perguntas será a vencedora do jogo.

Sugestões de perguntas para a atividade:

Maior oceano: Pacífico.

País que tem a cidade de Assunção como capital nacional: Paraguai.

Linha imaginária que divide o globo em Hemisférios Norte e Sul: linha do Equador.

País que é a maior ilha do continente africano: Madagascar.

Maior país da Terra: Federação Russa.

Nação com o maior número de mulçumanos: Indonésia.

País detentor do maior PIB mundial: Estados Unidos.

Região do planeta que abriga o urso polar: Ártico – Polo Norte.

País que tem a cidade de Canberra como capital: Austrália.

Território francês na América do Sul: Guiana Francesa.
 

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola