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Apesar da necessidade de inovar na abordagem dos conteúdos de Geografia, desvinculando-os, assim, dos métodos tradicionais, algumas atividades dessa ciência necessitam de estratégias decorativas. Entre esses conteúdos estão as capitais dos países, as fronteiras, as linhas imaginárias, entre outros.
Para tornar o estudo desses conteúdos – decorativos – mais atrativos, sugerimos a realização de um jogo com o mapa-múndi. Essa atividade é muito simples e extremamente eficaz no processo de ensino e aprendizagem, pois ela proporciona a participação de todos os estudantes, além da visualização das respostas no mapa.
Inicie a aula dividindo a turma em quatro ou cinco grupos. Em seguida, exponha o mapa-múndi para toda a turma e faça as perguntas, que deverão ser numeradas. Os estudantes deverão colar o número referente à pergunta no mapa, indicando a localização (resposta).
Ex.: Pergunta n° 1 – Qual é o país que tem a cidade de Buenos Aires como capital nacional? O grupo que foi perguntado deverá pregar o n° 1 no local que corresponde à resposta correta no mapa-múndi, ou seja, na Argentina.
Após todas as perguntas, o educador deverá realizar a correção com o auxílio de todos os grupos, indicando a resposta no mapa-múndi. A equipe que acertar o maior número de perguntas será a vencedora do jogo.
Sugestões de perguntas para a atividade:
Maior oceano: Pacífico.
País que tem a cidade de Assunção como capital nacional: Paraguai.
Linha imaginária que divide o globo em Hemisférios Norte e Sul: linha do Equador.
País que é a maior ilha do continente africano: Madagascar.
Maior país da Terra: Federação Russa.
Nação com o maior número de mulçumanos: Indonésia.
País detentor do maior PIB mundial: Estados Unidos.
Região do planeta que abriga o urso polar: Ártico – Polo Norte.
País que tem a cidade de Canberra como capital: Austrália.
Território francês na América do Sul: Guiana Francesa.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola