Topo
pesquisar

Jogo da memória periódica

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Alunos aprendem com jogo da memória periódica.

As famílias (ou grupos) foram organizadas na Tabela Periódica de elementos químicos, elas correspondem às colunas verticais. Muitos alunos não fazem associação entre grupo e família, e os trata como se fossem duas formas distintas de classificação. Na verdade são referentes aos mesmos elementos, por exemplo, o grupo IIA corresponde à família dos Metais Alcalino Terrosos, grupo "0" equivale a família dos Gases Nobres, etc.

O que nem todos sabem é que a nomenclatura dos grupos tem a ver com o número de elétrons da camada de valência. O grupo III A (3A – Família do Boro) é chamado assim por que todos os elementos membros deste grupo possuem na camada de valência 3 elétrons.

Vamos apresentar aqui uma sugestão de como facilitar o estudo das famílias. Após estudar o conteúdo em sala de aula, é hora de praticar a memorização:

• Recorte 8 cartões (quadrados de 10 cm) contendo os grupos escritos em separado:

- IA, II A, III A, IV A, VA, VI A, VII A, 0

• Agora recorte mais 8 cartões e escreva em cada um deles o nome das famílias: 

Família dos metais alcalinos

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Família dos metais alcalino-terrosos
Família do Boro
Família do Carbono
Família do Nitrogênio
Família dos Calcogênios
Família dos Halogênios
Família dos Gases Nobres

Observação: É importante que os versos dos cartões sejam exatamente iguais para não correr o risco dos alunos marcarem as posições.

Como brincar?

1. Reúna os alunos em círculo e distribua os cartões virados para baixo e em cima de uma superfície lisa.

2. Peça a um aluno que inicie o jogo virando um dos cartões e lendo em voz alta o que está escrito. Por exemplo: se ele tirou o cartão IA, deverá procurar pela família dos Metais Alcalinos, ou se retirou o cartão escrito Gases Nobres, deverá procurar pelo respectivo cartão 0, e assim sucessivamente.

3. Cada aluno tem 1 chance de procurar um período que corresponda a uma das famílias, se errar passa a vez, mas um acerto equivale ao direito de jogar mais uma vez.

Vá anotando pontos para quem acertar o período e família respectivos, e ao final o aluno que fizer mais pontos recebe uma premiação.

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

Veja mais!

Memorando da Tabela Periódica

Química - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola