PUBLICIDADE
Pode-se utilizar o velho jogo da memória na aprendizagem da tabuada. Várias crianças encontram dificuldades em assimilar e em decorar a tabuada.
Pais e professores, no lugar de “tomar” a tabuada de seus filhos e alunos brinquem com eles, existem inúmeros jogos conhecidos que podem ser convertidos para a matemática e que a criançada irá aprender brincando, como o jogo da memória, veja:
OBSERVAÇÃO: a quantidade de fichas fica à escolha, desde que a quantidade de multiplicações esteja igual à quantidade de produto.
Número de participantes: 2 participantes.
Regras do jogo:
• Construa as fichas com papel cartaz. A metade delas terá que ter multiplicações e a outra metade, terá que ter os produtos (resultados) dessas multiplicações.
• O primeiro jogador determinado por sorteio vira uma ficha. Da ficha que ele virar irá aparecer o produto ou a multiplicação. Se aparecer a multiplicação ele deverá encontrar o produto correspondente ou vice versa, com apenas uma tentativa. Caso encontre o par correto, deve recolher as fichas e terá direito a mais uma jogada. Se não acertar o par deverá ceder a vez para o outro jogador e deverá deixar as fichas no lugar inicial.
• Esse jogo consiste em memorizar a localização das fichas, a fim de ir formando os pares.
• Vence quem obtiver o maior número de fichas.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola