Whatsapp
Novo canal do Brasil Escola no
WhatsApp!
Siga agora!

Jogo de mímicas para ensinar biologia

As aulas lúdicas podem ajudar no aprendizado dos alunos. Como exemplo podemos citar o jogo de mímicas para ensinar biologia.
Jogos e brincadeira estimulam e prendem a atenção dos alunos.
Jogos e brincadeira estimulam e prendem a atenção dos alunos.
Imprimir
Texto:
A+
A-

PUBLICIDADE

 As atividades lúdicas são, sem dúvida, importantes recursos didáticos para melhorar o aprendizado de qualquer disciplina. Sendo assim, separamos uma metodologia simples e eficaz para o ensino de qualquer tema da biologia: O Jogo de Mímicas.

O Jogo de Mímicas é bastante simples e para sua realização o professor precisará criar apenas cartas com perguntas a respeito do tema escolhido. Vamos supor que o professor escolha o tema anatomia. Para a confecção das cartas ele deverá pensar em perguntas sobre o tema. Observe:

Este sistema é responsável por sustentar nosso corpo e proteger órgãos internos.”

Diante dessa carta, o aluno deverá realizar mímicas que façam com que os colegas de classe compreendam qual o é sistema abordado Sendo assim, espera-se que as mímicas levem os outros alunos à resposta: sistema esquelético.

Observe mais um exemplo de carta.

Órgão do sistema digestório onde é produzido o suco gástrico.”

O aluno que retirar essa carta deverá realizar mímicas que façam os colegas compreenderem que o tema em questão é o estômago. Além das mímicas, o professor poderá permitir que o aluno também realize desenhos no quadro. É importante impedir apenas que sejam ditas palavras ou que estas sejam escritas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Para a realização da aula, torna-se interessante a divisão da classe em dois grupos. Primeiramente um colega realiza a mímica para seu grupo. Caso a equipe erre, a mímica será feita para os adversários.

É importante que todos os alunos participem da brincadeira e façam a mímica, pois as perguntas são direcionadas especialmente para aquele que está realizando os gestos. Outro ponto importante é que após o time acertar a resposta correta o professor leia a carta e faça uma pequena explicação de porquê aquela é a resposta correta.

Percebe-se portanto, que o professor só irá intermediar a brincadeira. Ele deverá incentivar a participação e eventualmente ajudar o colega que tiver dificuldade em lembrar qual a resposta correta daquela carta.

É fundamental que o professor não desestimule os alunos com dificuldade e que deixe a aula o mais descontraída possível. Avisar os professores de outras salas também é importante, pois muitas vezes a comemoração do ponto de uma equipe, por exemplo, pode incomodar a aula dos outros. Se possível, realize a brincadeira em um ambiente mais isolado, como a quadra de esportes.

Boa diversão e boa aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos