Topo
pesquisar

Jogo de perguntas e respostas para a aula de Biologia

Estratégias de Ensino

Um jogo de perguntas e respostas para a aula de Biologia pode estimular o aprendizado, além de tornar a aula mais divertida.
PUBLICIDADE

As aulas lúdicas são, sem dúvida, uma ótima opção para tirar as aulas da rotina. Os jogos, além de estimularem o aluno a respeito do conteúdo, incentivam o espírito de cooperação, uma vez que a sala é dividida em equipes e cada integrante deve dar o seu melhor em prol do grupo. A proposta deste artigo é que seja realizado um jogo de perguntas e respostas para a aula de biologia.

Para montar o jogo, você precisará de:

-Balões;

-Fita adesiva;

- Perguntas previamente elaboradas.

Observe o exemplo de perguntas abaixo:

1- Qual o nome da organela celular relacionada com a produção de energia para a célula?

2- Em uma célula procariótica são encontradas mitocôndrias?

3- Em que organela da célula vegetal ocorre o processo de fotossíntese?

4- Qual a principal função dos lisossomos?

5- Complete a frase: Os centríolos e o fuso mitótico são formados pelos ____________.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Inicialmente, você deverá preparar as perguntas sobre o conteúdo que deseja trabalhar, como nos exemplos acima. Numere as perguntas e coloque um número no interior de cada balão. Encha os balões e cole-os com fita adesiva no quadro-negro ou em uma parede no pátio da escola. O melhor é montar essa aula em um local fora da sala de aula anteriormente para que não se perca muito tempo com a montagem.

Após organizar o jogo de perguntas e respostas, divida a sala em dois grupos. Chame dois alunos, um de cada grupo, e peça para que eles escolham um balão e fure. O aluno deverá responder à pergunta correspondente ao número no interior do balão. Vamos supor que o aluno sorteou a pergunta número 3. Se ele responder que a fotossíntese ocorre nos cloroplastos, ele ganha 1 ponto.

Além de perguntas, você poderá colocar nos balões frases como: “Você ganhou 1 ponto!”, “Você deverá escolher outra pessoa do seu grupo para responder a essa pergunta!”, “Seu grupo não participará da próxima rodada”.

O importante é que os alunos se divirtam e também aprendam de maneira divertida!

Boa Aula!


Por Ma. Vanessa dos Santos

  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola