Jogo do repartir

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE

Esse jogo pode servir como apoio principalmente para os professores que estão iniciando com seus alunos as quatro operações, pois trabalha com todas elas (adição, subtração, multiplicação e divisão). A única recomendação é que seja aplicado com alunos de turmas do 1º ano do ensino fundamental em diante, pois é preciso que tenham pelo menos noção de quantidade.

Números de participantes: mínimo 2, máximo 4 participantes.

Material necessário para a confecção e aplicação do jogo:
• Cartolina (para confecção do dado).
• Canetinhas.
• Copinhos plásticos.
• Para cada participante é necessário um lápis e uma folha.
• Várias sementes (ao escolhê-las de preferência para as maiores).

Antes de iniciar e explicar as regras do jogo monte junto com seus alunos um cubo utilizando a cartolina e com a canetinha faça as devidas numerações nas faces do cubo, formando um dado.

Modo de jogar:

• Cada aluno pega um punhado de sementes (sem contar).
• Cada participante joga o dado, o número que sair irá representar a quantidade de copinhos que cada um irá pegar.
• Faça a distribuição das sementes nos copinhos. Ao final da distribuição deve ser colocado para os alunos que: não podem sobrar mais sementes do que o número de copinhos. Assim, os alunos irão perceber que estão efetuando uma divisão onde o número de sementes é o dividendo e o número de copinhos é o divisor e as sementes que sobrarem é o resto.
• Com a folha e o lápis cada aluno irá anotar o que foi observado em cada jogada em colunas:
1ª coluna será registrada: sementes em cada copo.
2ª coluna será registrada: números de copos.
3ª coluna será registrada: número de semente que sobraram.
4ª coluna será registrada: quantas sementes havia no início.
Esse último registro é o mais trabalhoso, pois será preciso multiplicar o número de copos pelo de sementes dentro de cada um e depois somar as restantes.

OBSERVAÇÕES
• Quando aplicar pela primeira vez esse jogo use sementes maiores e dados com numeração de 1 a 6.
• Depois de algum tempo pode estar utilizando sementes menores e um sólido dodecaedro (12 faces) como dado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola