PUBLICIDADE
Frequentemente ao ensinar anatomia humana para nossos alunos, percebemos que muitos não sabem onde estão localizados alguns órgãos e até mesmo se eles fazem parte de um determinado sistema ou não.
A anatomia é uma disciplina que necessita de visualização e muitas escolas não fornecem bonecos para esse estudo ou qualquer outro recurso didático. É importante que o professor descubra formas para que essa aula se torne mais “visual”. Levar cartazes com desenhos, utilizar datashow ou o uso do próprio boneco facilitam muito o aprendizado, mas como nosso aluno irá fixar esse conteúdo?
A proposta é um jogo em que o professor monte um cartaz com um esquema do corpo humano com locais para colar os órgãos do sistema digestório. É importante deixar desenhado somente o contorno deles. Cada órgão também deverá ser confeccionado e recortado separadamente.
O professor então elaborará perguntas acerca do sistema digestório, tais como:
“Em que órgão é produzido o suco gástrico?”
O aluno deverá responder colando o órgão certo no local correto.
É interessante que a sala seja dividida em grupos para a realização da dinâmica.
Essa maneira simples e lúdica de aula pode ser usada em uma revisão de prova, por exemplo, pois além de relaxar, os alunos aprendem brincando.
Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia