PUBLICIDADE
As crianças da última fase da educação infantil e do 1º ano do ensino fundamental estão aprendendo a identificar os reais valores dos números com mais de um algarismo. Emelisa Sebastiana de Castro Monteiro, orientadora pedagógica da EMEI Luiz Sundfeld, em São José dos Campos, aplica com seus alunos o jogo da batalha numérica para desenvolver melhor esse aprendizado.
Dependendo da faixa etária das crianças o jogo sofre algumas alterações, veja abaixo como montamos esse jogo e como jogar com as crianças.
Como já foi dito, dependendo do nível das crianças o jogo irá aplicar um tipo de conhecimento, mas com o mesmo objetivo que será diferenciando pelo grau de dificuldade. As batalhas numéricas têm como objetivo fazer com que o aluno compreenda de uma forma divertida o valor dos números com mais de um algarismo.
Crianças da pré-escola
Para essa faixa etária iremos denominar o jogo como sendo batalha simples.
Idade: 4 ou 5 anos
Material: pedaços de cartolina cortados retangularmente numerados de 1 a 30 ou 20 a 50 ou 50 a 80 ou 100 a 150.
Como jogar: a professora embaralha as cartas e distribui igualmente entre os participantes que pegam as cartas e colocam na sua frente com as faces numeradas voltadas pra baixo. Quando todos estiverem com as cartas na mesa irão virar ao mesmo tempo a primeira carta e discutirem qual é a maior, o vencedor da rodada é o que der a definição mais convincente (correta). Esse leva as cartas para o seu monte, mas com os números voltados para cima para diferenciá-las das cartas não utilizadas por ele. O jogo termina quando apenas um jogador tiver cartas na mesa.
Crianças do 1 º ano do ensino fundamental
Idade: 6 anos
Material: também utilizamos jogo de cartas, nesse nível da batalha numérica utilizamos cinco jogos de cartas enumeradas de zero a nove.
Como jogar: a professora embaralha e monta um único monte, cada participante em cada rodada retira 2 ou 3 cartas e montam números com a quantidade de cartas que retirou do monte. O participante que formar o maior número é o vencedor da rodada e recolhe as cartas de todos. O jogo acaba quando termina as cartas da mesa e o vencedor é quem tiver mais cartas.
Por Danielle de Miranda
Graduada em Matemática
Equipe Brasil Escola