PUBLICIDADE
A cada dia, tornam-se mais necessárias atitudes voltadas para a conscientização ambiental. A sala de aula é um local propício para a realização de atividades que coloquem em prática a política dos 3 R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar). Portanto, o educador deve utilizar esse momento para elaborar metodologias que promovam a Educação Ambiental de forma criativa e eficaz, sendo o lúdico, uma ferramenta de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem.
A construção de jogos através da reutilização de materiais, proporciona o despertar da imaginação e criatividade dos alunos, além de preservar os recursos naturais diminuindo a poluição gerada por plásticos, vidros, papéis e outros materiais que podem ser reaproveitados ao invés de irem para o lixo. Esta atividade desperta a criatividade, coordenação motora, integração e socialização, como também proporciona a interação com a Educação Ambiental e a Arte.
Utilizando a economia de matéria-prima e de recursos financeiros e aproveitando os produtos já existentes, pode-se desenvolver várias atividades, como: jogos de boliche, quebra-cabeça, dominó, vaivém, dama com a utilização de tampinhas, boneca de pano, reciclagem de papel, jogos de memória, porta-objetos, etc.
Para a aula de Geografia é interessante o desenvolvimento de jogos que estejam relacionados com a disciplina. A construção de um quebra-cabeça com a figura de um mapa (mapa-múndi, continental, do Brasil, entre outros) tornará o conteúdo mais agradável para os alunos.
Para a confecção de um quebra-cabeça ,utilize um mapa que esteja velho ou que não seja muito utilizado, como também, figuras de livros velhos. Em seguida, recorte a figura desejada em partes pequenas possibilitando que haja um encaixe. Já está pronto o quebra-cabeça, agora é só realizar a atividade em sala de aula.
Para o educador é um momento de abordar o conteúdo geográfico e, ao mesmo tempo, promover o processo de Educação Ambiental despertando a consciência ecológica dos alunos, além de demonstrar a importância da reutilização de materiais.
Aproveite esse momento para incentivar os alunos na elaboração de brincadeiras com materiais que teriam como destino final, o lixo. Nesse momento é importante enfatizar como essa atitude contribui para a preservação ambiental.
Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola