Whatsapp

Jornal falado – notícias para a sala de aula!

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Jornal falado – uma maneira de trazer a notícia para a sala de aula. 

Uma dica importante para se trabalhar com os alunos é o “Jornal falado”, pois essa atividade trabalha a leitura de informação prévia: jornal impresso, revistas, além de instigar o aluno a assistir os jornais televisivos.

O professor dividirá a turma em grupos de quatro alunos: cada um será responsável por passar um tipo de notícia: mundial, nacional, clima e esportes.

À frente da sala, o grupo de alunos escolhido para aquela semana irá expor as notícias principais do final de semana. Esta tarefa deverá ser realizada toda terça-feira da semana para que haja tempo dos integrantes se reunirem e se organizarem melhor durante a segunda-feira.

O tempo sugerido para esta atividade com a sala é de no máximo meia hora no total ou 7 minutos para cada estudante.

Cada aluno trará as novidades que irá falar escritas em um papel a parte, para ser entregue ao professor. Dessa forma, o educador poderá avaliar o desempenho da escrita de cada um e também ter o controle de quem participou.

Os integrantes de cada grupo devem se revezar entre os tipos de notícia. Por exemplo: quando for a vez do Grupo 1 apresentar, quem ficou com o “clima” na última apresentação, ficará com “esportes” dessa vez, e assim por diante.

Após a exposição do grupo, o educador poderá promover um debate sobre cada informação passada através dos colegas e questionar aos demais se leram sobre o assunto discutido, se escutaram falar algo sobre ou se têm algo a acrescentar.

Os alunos ainda podem fazer uma espécie de teatro durante a apresentação utilizando nomes fictícios baseados nos dos apresentadores de telejornal, como por exemplo: Caco Nascimento, Coris Basoy, Patrícia Poetisa, Zeca Magro, etc. Dessa forma, a atividade, além de interessante, ficará descontraída e chamará a atenção da sala.

Os alunos vão interagir com os assuntos mostrados na sala de aula e irão aprender sem que percebam. Estarão mais atentos às notícias e, conseqüentemente, mais informados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Português - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Assista às nossas videoaulas
Artigos Relacionados
A língua como objeto de análise: a linguagem jornalística em sala de aula.
Confira algumas dicas, fontes e metodologias para trabalhar temas de atualidades nas aulas de Geografia.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola