PUBLICIDADE
As atividades práticas de Química no 2° grau são de extrema importância, já que a química é uma ciência experimental, e como o próprio nome já indica, fica mais bem exposta no laboratório.
A própria essência da Química revela o objetivo de introduzir esse tipo de atividade ao aluno, esta ciência se relaciona com a natureza, sendo assim os experimentos propiciam ao estudante uma compreensão mais científica das transformações que nela ocorrem.
Mas as atividades experimentais sempre foram encaradas como sendo algo inatingível em Escolas mais desprovidas de recursos, pois requer um investimento caríssimo. Mas não é bem assim, isso só é verdade se imaginarmos laboratórios montados com materiais e equipamentos requintados, por outro lado é possível realizar experimentos de grande valia sem ter altos custos com reagentes.
Sabemos que nas escolas públicas é dever do estado instalar e equipar laboratórios adequados ao ensino de Ciências como também investir na formação do professor, mas também é de nosso conhecimento que este quesito se encontra carente no ensino brasileiro.
Mas então o que fazer para realizar aulas experimentais em condições ideais? É aí que chamamos a atenção para o Laboratório Alternativo que faz uso de materiais bem simples como: palha de aço, velas, detergente, sal de cozinha, açúcar, etc. Esses materiais são nomeados de materiais alternativos, eles permitem ensinar química de uma maneira inovadora, e o melhor, podem ser encontrados no próprio cotidiano do aluno.
Professor: comece a improvisar este tipo de aula, não espere por recursos incertos. A montagem do Laboratório Alternativo pode demorar um pouco, mas com o seu empenho e o de seus alunos, com certeza será uma atividade de sucesso.
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola