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Laboratórios de Matemática

Estratégias de ensino-aprendizagem

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O emprego de novas metodologias no ensino da Matemática tem sido o principal motivo para a utilização de materiais concretos na busca pelo melhor ensino e aprendizagem. A criação de laboratórios ou salas especiais para o ensino da Matemática tem sido o foco principal de algumas instituições educacionais visando diminuir os índices de recuperação e reprovação dos alunos mediante os fundamentos matemáticos.

A utilização somente de livros seguidos de exercícios de fixação origina um aprendizado estático, o qual desanima os alunos que, com baixo rendimento, tendem a reprovar. A inserção dos laboratórios dinamiza as aulas, permitindo ao aluno entrar em contato com uma Matemática concreta e aplicável. Nesse novo contexto, o estudante estará diante de materiais concretos responsáveis por uma nova estruturação das teorias e fórmulas matemáticas.

A construção do laboratório deverá ser realizada pelos alunos coordenados pelo professor responsável. Os materiais a serem utilizados são de fácil acesso e podem ser encontrados em qualquer loja de materiais estudantis. Alguns objetos poderão ser construídos através da utilização de materiais recicláveis. Por exemplo, podemos utilizar garrafas pets na confecção de figuras espaciais.


Cubo construído com garrafas pets

A utilização de palitos de picolé ou de churrasco são utilizados na elaboração de formatos esquematizados de sólidos, visando o estudo do número de arestas e vértices.

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Sólido geométrico construído com a
utilização de palitos de madeira

No âmbito da álgebra, os estudos ligados à análise combinatória envolvendo permutação entre elementos, arranjos e combinações simples podem ser desenvolvidos no laboratório com a ajuda de materiais elaborados com EVA. A confecção de letras e números permite que o aluno permute os elementos manualmente, visualizando claramente as possíveis aplicações da permutação de elementos. Os símbolos operatórios matemáticos também podem ser criados com o objetivo de promover cálculos relacionados à adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação e radiciação de uma maneira diferente dos realizados em sala.


Letras, números e símbolos matemáticos
confeccionados em EVA

Esse espaço diferenciado de ensino da Matemática deverá abordar os conceitos matemáticos através de materiais concretos, jogos lúdicos, jogos de raciocínio lógico quantitativo e qualitativo. Assuntos ligados ao cálculo de áreas, volumes, perímetros, desenvolvimento de equações, estatística, porcentagem, matemática financeira, funções, leis físicas e matemáticas, postulados, axiomas entre outros, serão desenvolvidos pelo professor em conjunto com os alunos, no intuito de promover um ensino e aprendizagem de qualidade.

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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