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De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, a educação básica tem de garantir ao aluno uma condição de cidadania, e o responsável por isso é o professor. No caso da Matemática, o licenciado deve incluir em seu planejamento escolar relações envolvendo as outras disciplinas. A Matemática no cotidiano é apresentada de forma contundente em todos os meios de comunicação, que utilizam de números, índices percentuais, razões, gráficos, proporção, funções entre outras linguagens matemáticas. A utilização destes termos matemáticos facilita a transmissão de uma informação contextualizada. Mas se o telespectador não possui um conhecimento educacional básico, terá dificuldade de interpretar as informações e é nesse instante que verificamos a ausência de aulas articuladas no processo educacional dessa pessoa.
Essa articulação precisa entrar em prática nas séries iniciais, envolvendo os conteúdos relacionados às operações básicas, que podem ser envolvidas no processo econômico familiar, por exemplo, na realização das compras mensais. Ao comparar preços nos deparamos com uma situação envolvendo razões, nos descontos intensificamos a utilização das operações de subtração e porcentagem, no abastecimento do carro usamos a proporção. Esses exemplos são alguns de inúmeros outros, ficando a critério do professor relacionar os conteúdos trabalhados às situações cotidianas.
As novas metodologias precisam ser implantadas no intuito de apresentar resultados concretos, de modo que os conteúdos programáticos não sofram prejuízos. A Matemática requer um ensinamento prático, por isso carecemos de acrescentar aos nossos planejamentos atividades complementares, que visem à utilização da linguagem matemática, que está associada aos acontecimentos diários. Projetos como este contam com a colaboração dos professores e dos pais e ou responsáveis, para a obtenção de resultados positivos, capazes de formar jovens qualificados.
O sucesso do processo educacional é de certa forma lento e gradual, pois os contextos sociais, econômicos e culturais dos alunos são diferenciados. O objetivo do professor é unificar as diferentes formas de agir e pensar, produzindo um ambiente de interação e troca de experiência, e para isso necessita de muito trabalho, estrutura educacional e pedagógica, pois a escola precisa estar pronta para aceitar as mudanças propostas pelo profissional. As mudanças visam sempre à melhoria e podem ser adaptadas de acordo com que novos problemas venham a surgir.
Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola