Whatsapp

Matemática Financeira no Cotidiano

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Sistema financeiro: importante para uma
economia forte e centralizada


Atualmente os noticiários enfatizam de forma sistemática a importância do sistema financeiro na economia mundial, as relações comerciais entre as nações crescem de forma linear, o início de uma crise mundial provocou um efeito cascata na economia de inúmeros países, em razão da forte dependência econômica entre eles. Nós professores de Matemática devemos criar uma relação dos conteúdos programáticos com tais situações, a fim de esclarecer ao aluno os motivos da crise econômica mundial. Uma notável ferramenta a ser utilizada no intuito de abordar tal situação é a Matemática Financeira, responsável pelo estudo dos juros, financiamentos, aplicações financeiras entre outras situações relacionadas ao mercado financeiro.

Devemos iniciar dando ênfase aos estudos dos cálculos percentuais (porcentagem), pois na Matemática financeira as operações dependem sempre das taxas de juros. Utilize encartes de supermercados comparando os preços dos produtos, estabelecendo a diferença em dinheiro e em índices percentuais.

Mostre o papel dos bancos, sua finalidade, quem pode utilizar os produtos que eles oferecem, qual o papel do BC (Banco Central), a diferença entre conta corrente e conta poupança, as vantagens e desvantagens de um empréstimo, os investimentos que podem ser realizados. Explique como são calculados os juros nas aplicações de renda fixa, como por exemplo, nas capitalizações compostas (juros compostos).

Demonstre como são cobrados os juros no financiamento de móveis e imóveis, construa uma tabela de financiamentos (Tabela Price), assim ficará visível a quantidade de juros pagos por um empréstimo durante um período de tempo.

As Bolsas de Valores também dever ser abordadas, pois constituem um mercado aberto onde se negociam ações de empresas públicas ou privadas. Informe aos alunos que as transações financeiras ocorridas nas Bolsas são totalmente transparentes e seguras. Qualquer pessoa pode comprar ou vender ações desde que tenha maioridade e seja responsável por seus atos. No Brasil, a BM&F-BOVESPA S/A - surgida da integração entre a Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) e a Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) - é responsável pela organização das compras e vendas de ações.

A transversalidade de temas e a interdisciplinaridade na Matemática Financeira contribuirão para que o estudante do Ensino Médio tenha uma excelente compreensão do complexo mundo financeiro, auxiliando na realização de aulas dinâmicas, na melhoria do ensino-aprendizado e desenvolvendo uma postura mais crítica por parte do aluno.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Marcos Noé
Graduado em Matemática
Equipe Brasil Escola

Matemática - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

Artigos Relacionados
Confira algumas dicas para uma aula sobre a História do Dinheiro e prepare tópicos de abordagem de contextos históricos a partir disso.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola