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Matéria de comer

Estratégias de ensino-aprendizagem

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Crianças realizando o experimento.

A matéria é constituída de pequenas partículas e pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como: volume, densidade e forma, sendo que a matéria pode ser alterada pela variação de temperatura (aquecimento e resfriamento).

Experiências com alimentos são excelentes oportunidades para mostrar as mudanças ocasionadas pelo calor, o papel da temperatura na transformação da matéria é o mais importante.

O objetivo aqui é mostrar na prática as mudanças que ocorrem na matéria, e para isso usaremos a gelatina como material. Crianças de 4 a 6 anos sabem que a água endurece quando colocada na geladeira e que o gelo derrete se ficar sob o sol. Mas é possível ir mais além, atiçar a curiosidade e fazer da aula um objeto de investigação. Fazer gelatina junto com a classe ajuda a explicar as transformações dos estados físicos da matéria e estimula a ciência na pré-escola.

Material:

- Gelatinas de vários sabores (o efeito colorido atrai o olhar das crianças);
- Aquecedor portátil;
- Aparelho para resfriar,
- Água para diluir.

Procedimento:

1ª Etapa: Demonstração do estado sólido: misture água fria ao pó da gelatina e observe a dissolução. Neste momento aplique o conceito de solvente e soluto, onde o pó é o soluto e a água é o solvente.

2ª Etapa: Demonstração do estado gasoso: uma das pergunta mais freqüentes da criançada: O que é a fumaçinha que sai da água quente? O que causa a passagem de um estado para o outro? Para responder a essas perguntas vamos partir para a segunda etapa. Com a ajuda do aquecedor, aqueça a água para terminar o processo de preparo da gelatina.

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Obs: o aquecedor é o instrumento aconselhável para esta aula, em razão da presença de crianças. O fogo nestas ocasiões pode se tornar perigoso, ferver a água sem ter de usar o fogão é o aconselhado. Os aquecedores portáteis (peça de metal condutora de calor) fica em contato com o líquido, e a outra extremidade se conecta à tomada.

Com essa precaução, cada criança poderá observar com segurança o vapor que sobe do líquido quente.

3ª Etapa: Demonstração da temperatura: leve a gelatina para endurecer no aparelho para resfriar (geladeira, freezer ou caixa de isopor com gelo). Neste momento as crianças entenderão a ação da temperatura.

Considerações finais: É uma atividade divertida, participativa e relativamente rápida, já que a sobremesa fica pronta em meia hora. A vantagem é a possibilidade de mostrar várias mudanças de estado físico às crianças que ficam frente a frente com o vapor (da água quente), o sólido (do pó da gelatina) e o líquido (a água fria).

A etapa final é a melhor: a hora da degustação!

Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola

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