Topo
pesquisar

Medida da altura de um prédio

Estratégias de ensino-aprendizagem

Podemos realizar a medida da altura de um prédio, de um poste, ou de uma árvore, através de um experimento de baixo custo, feito com papel, clipes e barbante.
PUBLICIDADE

O interessante da Física é que ela nos permite fazer previsões a partir de informações e de regras simples. Intuitivamente fazemos previsões a todo o momento: quando atravessamos uma rua, ao abrir uma porta, ao jogar futebol ou vôlei etc. Sendo assim, podemos dizer que tais previsões se fundamentam em nossa experiência cotidiana.

Com esta atividade, você, professor, pode trabalhar os conceitos de medida, de deslocamento, figuras geométricas e semelhanças de triângulos. A medida da altura é uma medida de posição em relação ao solo. Sendo assim, o objetivo dessa atividade experimental é medir a altura de um prédio, de uma árvore ou de um poste de luz.

Para a realização dessa atividade experimental, serão necessários dois clipes, uma folha de papel e barbante.

Primeiramente você deve dobrar a folha de papel de modo a formar um ângulo de 45º, como mostra a figura acima. Em seguida, prenda em sua ponta um pedaço de barbante com um clipe, como segue a figura abaixo, para marcar a vertical.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Esquema geral de como a pessoa deve se posicionar diante de um prédio (ou de uma árvore ou poste de luz)

O barbante deve ficar paralelo a um dos cantos do triângulo, indicando que a base está na posição horizontal. Caminhe para uma posição em que se enxergue o topo do prédio (árvore, ou poste), olhando rente à hipotenusa. Em seguida, meça a distância até o prédio (árvore ou poste), por exemplo, caminhando a pé e contando o número de pés daquele ponto até a parede do prédio.

Multiplicando esse número pelo comprimento do pé (medido com uma régua), obtém-se a distância entre o observador e a parede do prédio. Adicionando a essa distância a altura do observador, obtém-se a altura do prédio, do poste ou da árvore.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Folha de papel dobrada formando um ângulo de 45º
Folha de papel dobrada formando um ângulo de 45º
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola