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Conhecendo as propriedades físicas e químicas de um elemento, você saberia dizer se ele se classifica como Metal, Semimetal ou Ametal? Se não sabe, está na hora de participar de uma brincadeira muito divertida! Esta é a forma que o professor deve se dirigir à classe para introduzir o conteúdo da Tabela Periódica de maneira inovadora e eficaz, acompanhe nossas idéias de como aprender brincando.
A Tabela Periódica abrange muitos conceitos que dificultam a memorização, aliás, este é um dos grandes problemas que os alunos enfrentam no Ensino Médio, eles são levados ao péssimo hábito do “decoreba”. O que vamos propor aqui diz respeito à classificação dos elementos químicos em Metal, Semimetal ou Ametal, sendo assim é importante saber algumas das características de cada espécie:
Metais: são bons condutores de corrente elétrica e calor, apresentam brilho metálico característico, possuem elevada temperatura de fusão, são maleáveis e dúcteis (fáceis de moldar), exemplos: Ouro (Au), Cobre (Cu) e Prata (Ag);
Ametais: maus condutores de eletricidade, apresentam coloração opaca, baixo ponto de fusão e quando se encontram no estado sólido se fragmentam, ou seja, não é possível transformá-los em objetos. Exemplos de não-metais: Enxofre (S), Cloro (Cl), Bromo (Br).
Semimetais: as características desta classe ficam entre as dos metais e ametais: condutibilidade elétrica intermediária, brilho metálico moderado, temperatura de fusão elevada e podem se fragmentar. Exemplos: Boro (B) e Silício (Si).
É com base nestes conceitos que vamos montar a brincadeira:
1) A tarefa é simples, consiga uma Tabela Periódica ampliada não contendo nenhum elemento, mas que seja bem visível a separação entre Metais, Semimetais ou Ametais. É interessante que a divisão se apresente colorida, como mostrada abaixo:
2) Observações:
- a divisão em cor amarela se refere à classe dos Metais;
- a faixa em azul representa os Semimetais;
- a cor vermelha e verde é referente aos Ametais;
- a coluna que se encontra na cor verde pertence aos Gases Nobres, eles se classificam como ametais;
- destaque o Hidrogênio: esclareça para a turma que o elemento Hidrogênio se encontra na cor branca porque não se classifica em nenhuma das classes citadas, é um elemento atípico que em temperaturas ambientes é um gás inflamável.
3) Recorte retângulos em papel cartão, escreva neles os nomes de alguns elementos (os mais conhecidos), estes serão as fichas.
4) Forneça a cada aluno uma ficha contendo um elemento.
5) Cada aluno deverá procurar a posição correta de sua ficha dentro da Tabela, sendo que neste momento o professor fornecerá as dicas;
6) As dicas serão as propriedades referentes aos Metais, Semimetais e Ametais que vimos neste contexto.
Demonstração:
Suponhamos que o aluno recebeu a ficha que contenha o Zinco, o professor então fornece dados do elemento, como: é brilhante, conduz corrente elétrica e pode ser transformado em finas chapas (folhas de Zinco). Se o aluno deduzir que está se referindo a um metal, deverá posicionar a ficha na divisão de cor amarela da Tabela.
E assim segue a brincadeira, dando a oportunidade a cada aluno de classificar um elemento em Metal, Semimetal ou Ametal. Boa diversão e um ótimo aprendizado!
Por Líria Alves
Graduada em Química
Equipe Brasil Escola