Whatsapp

Método científico

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


A observação é uma das etapas do método científico

Uma boa maneira de interagir ainda mais com os alunos, gerando curiosidade e instigando a investigação, é proporcionando-lhes participação em uma pesquisa científica.

Uma pesquisa proposta em sala de aula deve envolver todos os estudantes sem deixar de ser simples e completa. Deve ser iniciada preferencialmente no começo do ano letivo, para que os alunos possam pesquisar calmamente a teoria referente ao assunto e então realizar a observação, anotação de dados e elaboração de relatório.

Algo bastante prazeroso para as crianças e também para os jovens e adultos, é a observação e cuidado de algum animal dentro da sala de aula ou da escola, e até mesmo nas proximidades dela. E, independente do animal escolhido, é muito importante lembrar aos estudantes que aquele ser não é um objeto e que devemos respeitá-lo.

Para escolher um animal, pode-se verificar se há algum bosque nas proximidades e se há animais que possam ser estudados sem que para isso sejam retirados do ambiente natural. Um exemplo a ser citado é uma pesquisa de comportamento de alguns macacos, que geralmente vivem em bosques mais próximos.

Ao iniciar uma pesquisa, deve-se buscar todo o material informativo, educacional e científico que já foi publicado, passar uma introdução aos alunos e fazer um cronograma para a realização das atividades, como o horário extraclasse. No caso de observação de comportamento, é importante vários grupos em diferentes horários para se obter maiores informações.

Fazer silêncio para não prejudicar o ambiente em que ele está é regra. Devem ser trabalhadas em sala de aula as partes do animal, anatomia, o funcionamento de seu corpo, fisiologia e como se alimenta, solicitando aos alunos mais informações referentes ao animal escolhido. Deve-se também trabalhar constantemente o respeito aos animais, como eles são importantes para o ecossistema e para a vida de um modo geral.

É muito relevante informar aos alunos a importância da pesquisa e do método científico para o avanço da ciência, a criação de novas tecnologias e a descoberta de alternativas para seres que vivem acanhados em razão do crescimento descontrolado das cidades.

Depois de um tempo estipulado de observações e registros, os alunos devem ser auxiliados na produção de um relatório contendo o que foi estudado, quando foi estudado, o motivo, imagens, os parâmetros utilizados e a maneira como a pesquisa foi realizada.

Com tudo finalizado, os estudantes podem expor suas ideias, suas sensações e como acreditam poder auxiliar a sociedade e o meio ambiente a partir dessa pesquisa. Nesse processo, os estudantes desenvolvem o interesse científico, o melhor convívio social, além da preocupação e consciência ambiental. Levar esse conhecimento à comunidade local ajuda na preservação ambiental da região, além de unir a comunidade na busca da cidadania.

Por Giorgia Lay-Ang
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Biologia - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola