Whatsapp

Meu país tem energia!

Estratégias de ensino-aprendizagem

PUBLICIDADE


Ao ser construída, a usina hidroelétrica de Itaipu fez
desaparecer cataratas maiores que as da Foz do Iguaçu

 

Nas últimas décadas, as questões energéticas vêm sendo temas de discussão em nosso país, que utiliza predominantemente a energia hidráulica, considerada “energia limpa” por não liberar gases tóxicos na atmosfera (entretanto, para sua construção, além da produção e distribuição de energia, há impactos ambientais envolvidos).

Debater as fontes de energia existentes e em potencial, enfatizando os recursos que nosso país se dispõe e as questões políticas que as envolvem pode auxiliar seus alunos a terem maior senso crítico acerca da temática. Professores de outras áreas, como Geografia, História, Física e Química podem enriquecer o diálogo.

A proposta consiste, primeiramente, em abordar o tema em classe, de forma com que, em suas aulas, os professores relacionem sua matéria com a questão energética.

Após este período, alunos e professores deverão ter um momento, preferencialmente no auditório da escola. Com o tema “Meu país tem energia!”, esta segunda etapa consiste em uma mesa redonda com um representante para cada tipo de energia: hidroelétrica, petróleo, álcool, carvão mineral, gás natural, nuclear, solar e eólica, levantando questões como impactos ambientais e vantagens do uso.

Os outros colegas e professores deverão participar, questionando e/ou acrescendo informações.

Para encerrar, a turma deverá, por votação, definir qual (ou quais) a fonte energética mais adequada para nosso país.

Cada aluno, também, terá que confeccionar uma redação, expondo sua opinião acerca destas fontes e, analisando custos e benefícios, defendendo a que escolheria como fonte principal.

A leitura deste artigo que explana acerca da hidroelétrica de Itaipu pode ser indicada:

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

http://www.oeco.com.br/sergio-abranches/35-sergio-abranches/16462-oeco_11434

Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola

Biologia - Estratégias de EnsinoEducador - Brasil Escola

  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola