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Nas últimas décadas, as questões energéticas vêm sendo temas de discussão em nosso país, que utiliza predominantemente a energia hidráulica, considerada “energia limpa” por não liberar gases tóxicos na atmosfera (entretanto, para sua construção, além da produção e distribuição de energia, há impactos ambientais envolvidos).
Debater as fontes de energia existentes e em potencial, enfatizando os recursos que nosso país se dispõe e as questões políticas que as envolvem pode auxiliar seus alunos a terem maior senso crítico acerca da temática. Professores de outras áreas, como Geografia, História, Física e Química podem enriquecer o diálogo.
A proposta consiste, primeiramente, em abordar o tema em classe, de forma com que, em suas aulas, os professores relacionem sua matéria com a questão energética.
Após este período, alunos e professores deverão ter um momento, preferencialmente no auditório da escola. Com o tema “Meu país tem energia!”, esta segunda etapa consiste em uma mesa redonda com um representante para cada tipo de energia: hidroelétrica, petróleo, álcool, carvão mineral, gás natural, nuclear, solar e eólica, levantando questões como impactos ambientais e vantagens do uso.
Os outros colegas e professores deverão participar, questionando e/ou acrescendo informações.
Para encerrar, a turma deverá, por votação, definir qual (ou quais) a fonte energética mais adequada para nosso país.
Cada aluno, também, terá que confeccionar uma redação, expondo sua opinião acerca destas fontes e, analisando custos e benefícios, defendendo a que escolheria como fonte principal.
Por Mariana Araguaia
Equipe Brasil Escola